Saiba como a prática de Pilates influência de forma positiva no equilíbrio e postura do atleta

Por Rafaela Porto
Instrutora Certificada STOTT PILATES
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

 

Apesar de particularidade das modalidades esportivas, cada uma delas pode ter sua performance aperfeiçoada com o Pilates!

É comum os esportistas desenvolverem algum tipo de desequilíbrio muscular devido aos exercícios e esforços repetitivos em determinados grupos musculares e à ausência de treino em outros.

Atualmente percebemos uma grande preocupação clínica e científica sobre a postura dos atletas, especialmente nos cuidados com a coluna, por esse motivo os exercícios que promovem melhor estabilização estão presentes de forma marcante.

O Pilates é um aliado entre os esportistas, principalmente pelo fato de trabalhar a região do core, conjunto de músculos profundos (estabilizadores) abdominais e dorsais que controlam o centro de gravidade do nosso corpo. O fortalecimento do core é de fundamental importância no equilíbrio, principalmente em atividades de grande movimentação, como saltos e corrida, prevenindo dores e lesões e a melhora no rendimento físico do atleta.

foto: STOTT PILATES® photography © Merrithew Corporation

Esse trabalho não consiste em uma técnica específica de atuação, mas sim em um conceito de estimular as musculaturas na intenção de incentivar a melhora postural e otimizar o desenvolvimento mecânico do praticante.

Além dos benefícios específicos de cada esporte, o Pilates pode ser utilizado como uma forma de recuperação ativa. Estudos apontam a importância da realização de atividades de baixo impacto para restabelecer as reservas de glicogênio e eliminar o ácido lático produzido durante uma prova ou partida.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text