Pilates já se tornou uma atividade física normal entre os surfistas!

Hoje muitos atletas de alto rendimento e amadores vêm buscando o Pilates como complemento dos treinos, e os surfistas não poderiam ficar fora dessa!

Foto: sydnelson.wordpress.com/

Muitos surfistas apresentam dor principalmente na região lombar e cervical devido o posicionamento na prancha durante longos períodos de treino, isso é decorrente talvez de desvios posturais ou mesmo da fraqueza da musculatura.

Veja o que a prática do Pilates pode fazer pelo surfista:

·       Melhora da Respiração: o método resgata a importância da respiração correta para a prática. Devido à vida agitada, as pessoas passaram a respirar mais rápido e de forma incompleta, ou seja, o ar não chega a atingir a parte inferior do pulmão, região onde a troca gasosa é mais eficiente, por isso o trabalho da respiração tridimensional no Pilates é fundamental para os surfistas também;

·       Melhora da concentração: alguns exercícios tem papel fundamental na prevenção de dores através de movimentos funcionais, aliviando assim qualquer desconforto, melhorando a postura e consciência corporal;

·       Melhora da mobilidade articular, focando principalmente nos exercícios de força excêntrica.

·       Fortalecimento do centro, (Oblíquos, Transverso do Abdômen, Assoalho Pélvico e Multífidos), podendo assim evitar futuras lesões na região Lombo Pélvica;

·       Melhora do equilíbrio, trabalhando em superfícies instáveis, para desafiá-lo em diversas posições;

A prática também proporciona uma coluna mais saudável de modo a aumentar o equilíbrio corporal. O que podemos concluir que o Pilates trará muitos benefícios, principalmente por serem exercícios dinâmicos onde sempre buscaremos o alinhamento ideal dentro do movimento, assim poderá evitar as temidas dores nas costas e na cervical.

 

Por: Paulo Genioli (Educador Físico, Certificado Internacionalmente pela STOTT PILATES e Instrutor de Pilates da Pilates StudioFit) e Rafaela Porto.

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