Matwork… é possível praticar Pilates em casa? Parte 1

Qualquer pessoa pode fazer Pilates! Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa. A prática do Pilates respeita o grau de condicionamento físico do aluno e, por isso, é possível realizar variações nos exercícios que podem adequar-se para o iniciante, intermediário e avançado.
O Pilates não tem contra-indicações! No entanto, durante a execução do exercício consideramos algumas limitações, como por exemplo, caso o praticante esteja com alguma dor, problema de coluna e até mesmo no caso de gravidez. Em todas essas situações, o praticante deverá ser liberado com atestado médico e orientado por um profissional do método.
Confira entre hoje e amanhã a série com as dicas que a Instrutora Rafaela Porto elaborou para se realizar em casa. Escolha um local arejado, prefira roupas confortáveis e pratique descalço sobre um colchonete.


Fonte Imagem: W Run

Preparação para nado de peito

OBJETIVO: Enquanto o praticante estabiliza a lombar, pelve e pernas ele mobiliza o tronco, estendendo a coluna e garantindo o fortalecimento dos músculos paravertebrais (músculos das costas).
Posição inicial: Deitada com a barriga no chão deixe os braços ao lado da cabeça, como se estivesse formado a letra “W” com os braços, permaneça com o olhar para o chão e com as pernas alongadas e afastadas na distância do quadril.
Movimento: Inspire parado e expire elevando o tronco com os braços parados e apoiados no chão. Mantenha o olhar voltado para a ponta do colchonete a sua frente. Inspire parado com os abdominais contraídos evitando assim sobrecarga na região lombar e tensões desnecessárias. Expire descendo o tronco até a posição inicial novamente.
Execução: Complete de 5 a 8 repetições.


Fonte Imagem:Pilates Mastery

Ponte sobre os ombros

OBJETIVO: Manter o corpo alinhado e estabilizado enquanto uma perna faz o movimento do quadril e tornozelo, fortalecendo toda a cadeia posterior principalmente glúteo entre outros músculos extensores do quadril.
Posição inicial: Deitada com as costas no chão deixe os braços ao longo do corpo, pernas flexionadas e afastadas na distância do quadril e com os pés apoiados no chão. Eleve a pelve de modo que mantenha uma diagonal longa entre ombros, coluna, pelve e joelhos, como se seu corpo fosse uma rampa.
Movimento: Inspire e eleve uma das pernas, deixando-a estendida com a ponta do pé voltada para o teto. Expire e desça a perna três vezes até uma diagonal de 45º. Deixe o calcanhar apontado para o solo nesse momento.
Execução: Complete 3 movimentos com cada perna e desça o quadril para iniciar novamente, essa seria uma repetição. Complete o exercício de 3 a 5 vezes.

BOAS AULAS!!!

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3 thoughts on “Matwork… é possível praticar Pilates em casa? Parte 1”

  1. Acho mais seguro informar aos leitores que procurem ajuda de um profissional capacitado para executarem os exercícios. Pois, dependendo da pessoa, ela pode se lesionar “conforto da própria casa”.
    Sem contar a valorização do profissional!!!

    Grato

  2. Boa Tarde Manoel,

    Concordamos com você, e por esse motivo o próprio texto diz “Em todas essas situações, o praticante deverá ser liberado com atestado médico e orientado por um profissional do método”.

    De qualquer forma, agradecemos o feedback e a sua atenção.

  3. Ao contrario do que o leitor Manoel citou, acho super válido a divulgaçao do pilates da forma como foi feita por vocês, pois além de incentivar, nos inspira a querer procurar um profissional qualificado. Ou seja, nao há desvalorizaçao, e sim, incentivo. Obrigada!!

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