O Pilates na Atualidade: Do Praticante ao Profissional

Por Eduardo Freitas da Rosa e Solaine Perini

Foto: Movimento Pilates e Personal

O método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) combina arte e ciência. O intuito da prática é promover o desenvolvimento equilibrado entre mente e corpo.

Joseph Pilates foi um autodidata e, conseguiu desenvolver uma metodologia capaz de fornecer o equilíbrio entre força e flexibilidade (Panelli; Marco) e tem gerado interesse por pessoas de todas as idades e regiões do Brasil.

O método Pilates possui princípios básicos, que são: respiração, concentração, fluidez, controle, precisão e centralização. Os movimentos partem do centro de força “powerhouse” e possuem progressões de movimento, iniciando a atividade em níveis de menor grau de dificuldade e através da utilização de elementos moduladores progredindo para níveis mais avançados.

Atualmente o método Pilates possui vertentes distintas no Brasil. Existem divergências em relações as nomenclaturas, são distribuídas em: Metodologia tradicional (Original/Clássica) e a vertente moderna ou contemporânea.

O “Pilates Contemporâneo” foi criado por uma segunda geração de instrutores de Pilates. Romana Kryzanowska treinou adeptos em Pilates clássico e, com o passar dos anos alguns de seus alunos acabaram desenvolvendo uma adaptação “contemporânea” para o método.

Joseph Pilates deixou registrado o seu pensamento de que: O método Pilates estava 50 anos à frente do seu tempo. 

 

Fonte: AB Pilates

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos, alunos e professores nos links abaixo:

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>