Benefícios, indicações e contra indicações do Pilates de solo

Foto: Pilates Studio Fit

É ótimo para quem precisa melhorar a postura e a respiração. Embora pareça ser um exercício novo, o Mat Pilates é conhecido há 83 anos. Esse método visa um condicionamento físico integral, promovendo realinhamento postural e melhora da respiração, resultando em corpo harmonioso e sadio, além de melhor desempenho nas atividades físicas para seus praticantes. O exercício deve ser executado em solo forrado com EVA ou tatame. Para quem prefere evitar o agitado ambiente das academias o método é ideal, permitindo um corpo malhado, sem puxar ferro e sem o barulho das músicas altas. O fortalecimento do abdômen é um dos alvos fundamentais exclusivos do Pilates, essa região do corpo precisa ser ativada para que, a coluna seja protegida durante os movimentos e a respiração seja realizada de maneira gradativa. O Mat Pilates zela pela qualidade do que pela quantidade de repetições. Há uma variedade de movimentos que devem ser feitos com concentração e consciência corporal. A base do método é feito nos aparelhos. Esse centro de força permanece contraído durante todo o tempo, dando sustentação para a movimentação solta, fluída, das pernas e braços. Um dos grandes princípios é o alinhamento do centro e a respiração, isto é, alinhamento dos três pontos da coluna vertebral, isso é feito sempre respeitando sempre as curvas fisiológicas. Os principais benefícios são:

Benefícios:

- Melhora a flexibilidade e o equilíbrio;

- Estimula a consciência corporal global;

- Melhora a respiração;

- Corrige a postura;

- Alivia o estresse físico e mental

- Tonifica e fortalece integralmente o corpo.

Indicações:

- Praticantes de qualquer atividade física;

- Indivíduos sedentários;

- Pessoas com estresse e dores nas costas;

- Sem restrições, para pessoas que tenham mais de 14 anos.

- Contra indicações:

- Pessoas que não tenham autorização médica para realizar atividades físicas ou indivíduos hipertensos, sem controle com medicamentos.

 

Fonte: Guia Brasil Blog

 

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5 thoughts on “Benefícios, indicações e contra indicações do Pilates de solo”

  1. Caros colegas Pilateanos, adoro as materias de voces, e compartilho diariamento com alunos e amigos, mas a base do metodo nao e os aparelhos como vcs colocaram e sim o solo que e a base de tudo, antes da segunda guerra quando Joseph Pilatus estava na inglaterra e foi tido como inimigo da alemanha, e la com outros presos praticava o metodo, e segundo a historia naquele campo nenhum deles sofreu do surto de Gripe que teve na epoca…
    Att
    Ivana Lemos

  2. Inteiramente de acordo com a colega Ivana. A base do método são os exercícios de solo.
    Abraços
    Michelle.

  3. Olá Ivana e Michelle. Gostaria de saber onde vcs viram a história do Pilates, pois, no meu curso, também falaram do surto de gripe e da origem nos aparelhos.
    Grata, Fernanda.

  4. Alguém poderia me responder se a praticante de Pilates pode continuar os exercícios estando grávida?
    Grata,
    Michelle.

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