Pilates é uma atividade para homens?

Imagem: Internet

O criador do Método Pilates, Joseph Pilates, aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra, durante a Primeira Guerra Mundial. Esses internos contemplavam melhor saúde e resistência física e não foram afetados pela Gripe Influenza que matou milhares de soldados em outros campos de concentração.

Embora a popularidade do Pilates tenha caído nas graças das mulheres, é importante lembrar que uma das características mais marcantes do método é a sua capacidade de atender às necessidades de adaptação do treinamento para os mais diversos tipos de público. Para qualquer sexo, idade ou nível de condicionamento físico.

A procura pelo Pilates vem aumentando cada vez mais, e atingem homens sedentários, atletas, executivos, jovens e idosos. Cada população tem um objetivo dentro do Pilates.
Durante a prática independente do grupo é preciso sempre respeitar os princípios, como “fechar” o abdome (umbigo em direção a coluna), concentrar na respiração, manter o alinhamento e fazer o movimento preciso e controlado. Dessa forma, redução de dores e melhor função muscular aumentam os desempenhos, sejam eles na vida diária ou nos desportos.

O método Pilates tem muito a contribuir na qualidade de vida do homem. Preconiza o desenvolvimento harmônico de todo o corpo, tornando-o forte e flexível, com movimentos fluidos e precisos, exigindo máximo controle tanto dos músculos mais superficiais como da musculatura profunda, proporcionando perfeita coordenação entre movimento e respiração. A ampliação da capacidade respiratória, a melhora da circulação sanguínea e o desenvolvimento de uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada melhoram não só a qualidade de vida e a performance esportiva como ainda previnem lesões e eliminam dores, auxiliando na recuperação de problemas músculo-esquelético causados por sobrecarga, tanto pela pratica de esportes como pelas exigências das atividades do dia-a-dia.
 

Sozinho ou aliado às outras práticas esportivas, o método Pilates já comprovou sua eficiência e ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo. Se você ainda não experimentou, vale a pena conferir!

 

Fonte: Clube do Pilates

 

Compartilhe essa página com seus amigos nos links abaixo:


CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>