Pilates com rolo fortalece abdome

Por Aline Arruda
Foto: Pilates Studio Fit

 

O Pilates ajuda a fortalecer o abdome, deixando a barriga durinha e melhorando a postura. A professora Mariane Herdy da Bio Ritmo montou um treino para deixar sua barriga ” chapada “. Para começar faça o Hundred sobre o rolo.

Deitada(o) sobre o rolo com a barriga para cima, joelhos flexionados a 90° com os pés no chão. deixe a coluna totalmente apoiada no rolo, assim como o quadril e apoie os braços ao lado do corpo. Olhe para cima e inspire para se preparar. Expire elevando primeiro a cabeça com o queixo para baixo, logo em seguida o tronco alcançando os braços fora do chão estendidos à frente, com a palma das mãos voltadas para baixo.

Inspire pulsando os braços para baixo e para cima (fazendo movimentos curtos) expire mantendo a pulsação. A respiração não acontece junto com os braços, enquanto a respiração completa é feita por dez vezes, os braços ficam pulsando o máximo possível. Esse exercício ativa o abdome transverso e reto abdominal, além disso, melhora a estabilidade de ombros e escápulas.

Outro exercício é para o Abdominal Infra. Deite sobre o rolo com a barriga para cima. Deixe os pés para cima com os joelhos flexionados as 90°. As pernas devem estar paralelas separadas acompanhando a largura do quadril e os pés em ponta. Braços ficam estendidos ao lado do tronco e a pelve e a coluna apoiadas no rolo. Inspire para se preparar. Expire estenda as pernas para cima. Inspira abaixa as pernas até o ponto mais baixo que conseguir sem deixar a coluna lombar levantar do rolo. Expira e volta à posição inicial com os joelhos flexionados. Este exercício, além de fortalecer o abdome infra e o transverso, ainda melhora a estabilidade do quadril.

Para trabalhar abdome e costas ao mesmo tempo, fique em 4 apoios com os braços apoiados no chão na linha dos ombros e os pés apoiados no rolo na horizontal em ponta. Deixe a pelve e coluna em posição neutra (retinhas)  e faça força para unir as escápulas, imagine uma caneta nas suas costas e faça força como se quisesse apertar a caneta. Olhe para baixo. Inspire para preparar. Expire estendendo a perna, empurrando o rolo até ficar na posição da prancha. Inspire elevando o quadril na direção do teto trazendo o rolo deixando o corpo em V com o olhar para o umbigo. Os pés devem puxar o rolo em posição de ponta. Expira voltando a posição inicial do movimento.

Sente no tapete ou colchonete com os pés apoiados no chão, joelhos a quase 90º e o tronco inclinado para trás com o rolo apoiado na lombar. Deixe as mãos atrás dos joelhos. Inspire para se preparar. Expire elevando as pernas flexionadas a 90°, mantendo as mãos atrás dos joelhos. Inspire e estenda os braços e as pernas para cima mantendo a curva da coluna. Expire e retome a posição Inicial. Este exercício trabalha os abdominais transversos, reto e oblíquos e a estabilidade da coluna.

 

Fonte: Uol

 

Compartilhe essa página com seus amigos nos links abaixo:

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

2 thoughts on “Pilates com rolo fortalece abdome”

  1. com certeza ira fortalecer!!! Exige muito mais a postura e isometria dos musculos.

  2. Olá,
    Gostaría de saber onde encontrar videos com aulas de Pilates para iniciantes para treinar em casa.
    Pra mim e muita gente sería uma alternativa viável economicamente e até para se familiarizar com a prática para então ingressar em uma academia da modalidade.
    Obrigada e parabens pelo trabalho!!!!
    Heloisa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>