Estabilização da Pelve e das Escápulas

Por Rafaela Porto

Certificated Instructor STOTT PILATES

Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

 

 

Foto: Pilates Studio Fit

Independente dos seus objetivos ou necessidades que seu corpo tem, todos os movimentos de uma sessão de Pilates incluem a Estabilização da Pelve e das Escápulas. Agora, qual seria a grande importância disso?

Para garantir que o corpo esteja o mais natural possível, confortável e livre de qualquer tensão durante a execução dos exercícios, mantemos o alinhamento com a estabilização das cinturas (pélvica e escapular). Não importa o posicionamento em que você se encontrará nos exercícios, seu instrutor saberá da melhor maneira, te conduzir à uma execução segura e eficiente.

O alinhamento inferior de seu corpo será encontrado de acordo com sua base de suporte onde a pelve estará sem rotações ou inclinações, se isso ocorrer ocasionará desconfortos e tensões musculares principalmente na região da coluna e quadril. Nossa atenção maior será em ativar os músculos: assoalho pélvico, transverso do abdômen, multífidos antes de qualquer exercício a parede abdominal (especificamente oblíquos) serão acionados geralmente quando você executar movimentos em cadeia cinética aberta (quando os pés não estão apoiados).

No caso das escápulas, o bom posicionamento é tão importante quanto a ativação dos abdominais antes do início dos exercícios, principalmente por que as escápulas são ossos muito móveis pelo fato de não ter nenhuma inserção óssea coma a caixa torácica e a coluna vertebral.

Um trabalho ideal de alinhamento será desenvolvido para cada cliente. Nossa preocupação será em ativar os músculos: serrátil anterior, trapézio medial e inferior, rombóides e latíssimos do dorso, não mantendo esse controle você sentirá desconfortos e tensões na região do pescoço e ombros.

Se houver rigidez antes do início dos exercícios, será criado muito estresse muscular assim que o movimento começar, por isso não confunda contração com tensão e nem controle com relaxamento, crie uma consciência corporal ideal para as suas aulas!

 

PRATIQUE INTELIGÊNCIA, BOAS AULAS!

 

Compartilhe essa página com seus amigos nos links abaixo:

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>