Pilates ganha massa muscular?

Por Rafaela Porto
Certificated Instructor STOTT PILATES™
Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit CREF 04836-G/SP


Foto: Pilates Studio Fit

 

O Pilates vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas e precisamos estar atentos aos benefícios que a atividade proporciona: músculos mais tonificados e alongados, ganhos de força e estabilização do centro, previne lesões, alivia tensões e dores nas costas, melhora a postura, consciência corporal, coordenação motora, equilíbrio e condicionamento físico.

Sabendo que nosso corpo recebe alterações diversas, uma das preocupações sem dúvida torna-se a perda de massa muscular e principalmente entre as mulheres. O Pilates é uma atividade que exercita o corpo em equilíbrio. Os exercícios podem ser feitos tanto no solo (Mat Pilates), como também em equipamentos (estúdios).

No solo, utiliza-se o peso do próprio corpo a favor ou contra a ação da gravidade. As aulas são iniciadas com exercícios de baixa dificuldade e vamos progredindo de acordo com a aptidão física de nosso cliente com ou sem a utilização de alguns acessórios, seja para desafiar ou facilitar a execução.

Os equipamentos podem auxiliar ou desafiar o praticante. Entre os equipamentos mais utilizados estão o Reformer: com base de suporte móvel (carrinho) com molas, alças, barra, plataformas e caixas; o Cadillac: com base de suporte grande e fixa com estruturas como os postes verticais e horizontais, molas, barras, alças entre outros acessórios próprios do equipamento; a Cadeira: com base de suporte pequena com dois pedais (podendo ser utilizados unidos ou separados) com molas e cada uma com 3 tensões diferentes, ideal para trabalhar descarga de peso e movimentos recíprocos; e o Barril Ladder: que tem a base de suporte em forma uma curva com uma escada na lateral, geralmente indicado para movimentos de coluna, abdômen e alongamento.

Uma das frequentes interrogações é a respeito do ganho de massa muscular no Pilates. Algumas atividades têm treinamentos específicos de ganho muscular, o Pilates com certeza se torna um complemento desse trabalho realizado. O aluno conseguirá definir a musculatura, sem aumentar o seu volume, ou seja, o foco do Pilates NÃO é hipertrofia.

O resultado do Pilates não está relacionado ao número de repetições e sim pela qualidade do movimento. A consciência corporal adquirida, somada a um trabalho da estrutura musculoesquelética, permite a execução dos exercícios com eficiência e segurança.

Atividades físicas com o objetivo da hipertrofia também trazem benefícios ao corpo e no acompanhamento de um profissional qualificado, o mesmo orientará seu cliente sobre qual modalidade será a ideal para alcançar seu objetivo.

Pratique com consciência!!!

 

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15 thoughts on “Pilates ganha massa muscular?”

  1. O Pilates como qualquer atividade física, quando praticada dentro dos moldes que Joseph Pilates elaborou, trará ganhos de massa muscular, hipertrofia, não como a musculação, ou outra atividade com sobrecarga elevada, mas os ganhos de massa existem sim. Podemos ter resumidamente duas forma de ganho de massa muscular, uma chamado de sobrecarga tensional mto usada nas salas de musculação e outra é a sobrecarga metabólica utilizada no Pilates, e as duas provocam aumento de massa muscular, sendo provado isto através de diversos artigos científicos. Resumindo o Pilates pode provocar hipertrofia sim, desde que a orientação para o trabalho seja correta, sendo que a principal vantagem sobre a musculação, é que existe uma consciência de movimento, um aprendizado motor mais fino que na musculação..

    André Nagyidai – Fisioterapeuta, educador físico, especialista em biomecânica, e treinamento desportivo, trabalho com Pilates a 16 anos.

  2. Concordo plenamente com o André Nagyidai, sem nada a acrescentar. O trabalho bem orientado faz do Pilates uma ferramenta ideal para quase todos os objetivos.

  3. Faço pilates há 1 ano e meio…com uma profissional competente…e obtive um ganho de massa muscular muito significativo, além de de vários outros benefícios é claro…Não troco essa atividade por nada…

  4. Estou no PILATES a quase Um ano, no inicio percebi o fortalecimento da massa muscular, depois de seis meses, estou sentindo o inverso, a Massa magra estou perdendo e ganhando massa gorda. Porque? Preciso desta resposta fundamentada em Artigo ciêntifico, pois foi uma das exigência da minha fisioterapeuta. Tenho duas lesões: Tendinite trocantérica e Protução discal.

  5. Qual sua idade, entrou na menopausa, faz reposição hormonal?
    Concomitante a realização do pilates, realizava alguma atividade aeróbica e parou?

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