Nossa Coluna e Suas Curvas

Letícia Toledo Roverci

Instructor Trainer STOTT PILATES

Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit


Imagem: Internet

 

Tão importante quanto o posicionamento das cinturas, está o posicionamento das colunas: Lombar, torácica e cervical. Para que a coluna seja saudável, a mobilização em todos os planos de movimento é aconselhável. No plano sagital (mediano), temos a flexão e extensão. No plano coronal (frontal) temos as flexões laterais e no plano transversal (horizontal) temos as rotações.

 

  • Coluna lombar: A coluna lombar é formada por 5 vértebras e possui uma convexidade anterior (lordose). É uma das regiões da coluna que menos possui movimento e mais absorve impactos. Normalmente dores acontecem nessa região devido a falta de força, falta de mobilidade e mal posicionamento durante exercícios. Devemos corrigir os alunos sempre que forçarem em excesso essa região durante as extensões de coluna e com o posicionamento em cadeia cinética fechada, pois a tendência é pressionar a coluna contra o chão sem ativação muscular dos abominais.

 

  • Coluna torácica: A coluna torácica é formada por 12 vértebras e possui uma convexidade posterior (cifose). Algumas pessoas possuem essa cifose mais acentuada (hipercifose) e necessitam fortalecer a musculatura posterior das costas para equilibrar o trabalho muscular e melhorar a postura. A coluna torácica deve estar bem posicionada durante os exercícios mantendo sua curvatura normal, principalmente quando acontecem os movimentos dos membros superiores, que tendenciam à perda desse alinhamento.

 

  • Coluna cervical: A coluna cervical é formada por 7 vértebras e possui uma convexidade anterior (lordose). É a região final do esqueleto axial, devendo manter o prolongamento da coluna torácica. Seu bom posicionamento alivia tensões na musculatura ao redor e nos ombros. Deve acompanhar a movimentação da coluna torácica em todos os planos e se manter estabilizada na mesma direção da coluna torácica quando em exercícios que não movimentem a coluna.

 

Utilizar esses alinhamentos e posicionamento vai garantir a segurança e efetividade dos exercícios nas sessões de Pilates, que nos proporcionam séries de exercícios funcionais para o dia-a-dia.

 

 

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2 thoughts on “Nossa Coluna e Suas Curvas”

  1. LARGA ESSA PROFISSÃO,EU CONSEGUI CHEGAR ATÉ O INFERNO COM ELA.Procure logo praticar um exercicio,natação,volei,academia porque senão vai ficar que nem eu.TORTA

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