O Instrutor de Pilates

Por Rafaela Porto

Certificated Instructor STOTT PILATES

Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

Foto: Studio Fit

 

É um fato que quando nos tornamos um profissional da saúde começamos à nos preocupar mais com os outros, e quando cuidamos do bem estar dos clientes, seja em nossas aulas ou em sua rotina diária, essa preocupação aumenta ainda mais. Observamos-os com olhar mais clínico de como é o alinhamento e o padrão de movimento do corpo.

Geralmente em aula planejamos exercícios para o aquecimento trazendo conciência corporal alinhamento pretendido ao corpo durante a execução dos exercícios, desenvolvemos o fortalecimento inicial do centro, além de mobilizar a coluna em seus planos de movimento.

Liderar uma aula de Pilates significa que você deverá lidar com padrões posturais diferentes, o que não te impede de manter a dinâmica da aula e ao mesmo tempo a qualidade de ensino e eficiência de cada exercício. Independente de ser uma aula em grupo ou particular, é essencial que a aula favoreça à postura de seu cliente.

O trabalho em grupo é geral e os resultados aparecem de acordo com cada nível de condicionamento. Cada cliente tem seu ritmo, mas a segurança estará sempre acima de tudo! Evoluímos dos exercícios fáceis aos difíceis, de uma forma que todos consigam acompanhar a sequência da aula.

É importante ressaltar sobre nossa postura, sobre o que vamos considerar em aula: nossa coluna apresenta curvaturas naturais (lombar – lordose, torácica – cifose e cervical – lordose), os ossos dos membros inferiores estarão num alinhamento para a sustentação do peso corporal, a posição da pelve será favorável ao alinhamento do abdome e tronco, a caixa torácica favorece a função dos órgãos respiratórios e a cabeça permanece centralizada e equilibrada entre os ombros, o que minimiza o estresse sobre a musculatura do pescoço.

 

CURIOSIDADES:

Um alinhamento “defeituoso” é resultante do estresse e da tensão sobre ossos, juntas, ligamentos e músculos.

Posição de cada junta indica quais músculos parecem estar alongados e quais encurtados.

Existe uma relação entre o alinhamento e os resultados de testes musculares, se a postura for habitual, ela sendo correta ou não.

A fraqueza muscular permite a separação da origem e a inserção do músculo. O encurtamento mantém a origem e a inserção do músculo muito próximas limitando exercícios como os de alongamento.

A fraqueza muscular com alongamento pode ocorrer nos músculos monoarticulares (que envolvem somente uma articulação).

 

PRATIQUE INTELIGÊNCIA COM CONSCIÊNCIA… BOAS AULAS!!!

 

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