Como melhorar o desempenho no esporte com Pilates? 

 

Como melhorar o desempenho no seu esporte preferido? Saiba como a prática do Pilates pode ajudar no rendimento de várias modalidades.

 

Por Letícia Toledo, coordenadora técnica Pilates StudioFit    

Imagem: Internet

 

Sabemos que para uma boa qualidade física, precisamos ter uma base física que suporte os esforços, ou seja, a camada muscular mais profunda, forte e bem estruturada para evitarmos lesões e possíveis fraturas em caso de queda. Para isso que isso efetivamente aconteça, o Pilates também é muito indicado para aqueles que visam um bom rendimento.

Muitos preparadores físicos vêm inserindo o método como parte do treinamento tanto para reabilitar, prevenir e aperfeiçoar os resultados de seus atletas.

Seguem os esportes mais procurados, e como a prática do Pilates contribui no resultado:
CORRIDA: Esporte que exige bastante comprometimento e concentração. Trabalhar a respiração (um dos princípios da técnica) pode ajudar muito durante as provas para ter um controle maior da frequência cardíaca. Além disso, o Pilates prioriza o fortalecimento do centro do corpo, mais conhecido como CORE, que é constituído pelo transverso do abdome (parede abdominal profunda), multífidos (músculos da coluna), diafragma (músculo da respiração) e assoalho pélvico (camada inferior do abdome) para o desenvolvimento do treinamento, pois é de onde grande parte da força de estabilização do corpo e movimento ocorre.

FUTEBOL: Além dos benefícios acima, trabalha o equilíbrio e a resistência muscular, tornando  os padrões de movimentos mais eficientes, fazendo com que a energia seja canalizada estritamente às ações recrutadas, e a resistência conseguirá ser mantida por um período mais prolongado.

CICLISMO: Pedalar adequadamente aumenta o desempenho durante a prática, além de trabalhar todas as musculaturas dos membros inferiores em equilíbrio. Fazer exercícios que mobilizem as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris para que se movam uniformemente, e melhorem o rendimento corporal durante as “pedaladas”.

NATAÇÃO: Por mais que seja uma modalidade que não possui impacto, existe um grande trabalho concentrado na articulação do ombro (vencer a resistência da água), que pode ter algum tipo de lesão caso não esteja preparada e forte. Fortalecer o CORE também é extremamente importante para proteção da coluna.

VÔLEI: Complementando todos os benefícios dos esportes anteriores, na prática desse esporte existem os saltos que podem ser reproduzidos nas aulas de pilates com acessórios que aumentam a instabilidade, o que pode promover em conjunto com o fortalecimento de centro, uma melhora de força dos membros inferiores.

 

Fonte: ativo.com

 

Compartilhe essa página com seus amigos nos links abaixo:

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Como melhorar o desempenho no esporte com Pilates? ”

  1. Cara Colega Letícia, em relação a matéria, creio que a única coisa que está errado é a montagem da foto.
    Creio que as forças da canoagem, com o reforme nesta montagem estejam diferente. Para ficar correto, no reforme a aluna deveria estar sentada ao contrário.

    Abrande Abraço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>