Pilates é indicado para portadores do Mal de Parkinson

 

 

Imagem: Internet

Michael J. Fox portador do mal de Parkinson (Ator de Hollywood e fundador da Michael J. Fox Foundation for Parkinson’s Research, que pesquisa tratamentos para a doença).

Doença de Parkinson ocorre quando neurônios (células nervosas) no cérebro morrem ou tornam-se prejudicadas e deixam de produzir dopamina. A dopamina é um mensageiro químico, conhecido como um neurotransmissor que ajuda a controlar os músculos e os movimentos, quando os níveis de dopamina estão baixos o movimento será lento e hesitante (perda de equilíbrio e postura), músculos tensos e rígidos e haverá agitação ou tremores. Doença de Parkinson é progressiva, e por isso seus sintomas variam dependendo de quanto tempo o indivíduo tenha tido a doença.

Não há conhecimento de qualquer investigação sobre Pilates e Parkinson que aborda especificamente estes sintomas, mas isso não significa que não possa ajudar. Para a melhoria do equilíbrio, sugiro que você faça exercícios permanentes como parte de seu workout Pilates, se você estiver trabalhando em um mat ou equipamento. Permanentes exercícios desafiam seus músculos e o cérebro para manter o equilíbrio, e por isso ao longo do tempo deve ser notado algumas melhoras. Melhorias em pessoas com Parkinson são geralmente lentas, mas podem ocorrer se você trabalhar duro e consistente.

Quanto à lentidão, flexibilidade e força são parte da solução. Muitos exercícios de Pilates trabalham através de uma gama completa de movimento, e por isso rigidez e flexibilidade devem melhorar. Certifique-se que o instrutor concentra a atenção sobre uma ampla gama de movimentos e exploração dessas posições para melhorar a flexibilidade. Por exemplo, usando a perna e molas sobre o Cadillac seria útil.

Quanto à força, é melhora típica e rápida para novatos. Esta força não é apenas uma função da massa do músculo, mas também devido às melhorias no sistema nervoso-patterning (impulsos do cérebro, através do sistema nervoso central, para os músculos). Quando o padrão de transmissão de impulsos do cérebro para os músculos, repetindo exercícios mais e mais, o cérebro recebe melhor e começa a recrutar mais músculos e você começa a ter mais força (melhorias no patterning é porque você fica mais forte com cada treino, no início de uma formação/programa sem qualquer perceptível aumento de massa). Patterning é importante para as pessoas com Parkinson, porque o patterning pode diminuir com uma perda de dopamina, por isso a repetição dos exercícios deve ajudar.

Pura força também é importante, não só para as atividades da vida diária, mas também para o bem-estar. É justo dizer que, sob condições de sentimento, sentir-se mais forte é melhor do que sentir-se fraco, e uma vez que a maioria dos exercícios Pilates constroem uma dosagem (sobre o mat ou equipamento), é certamente benéfico ser adquirido. Algumas pesquisas com Pilates ainda revelam uma melhoria da qualidade de vida e o bem-estar nas pessoas com Parkinson como resultado da força edifício. Com isto dito, porém, ainda é importante fazer algumas das suas forças de formação de pé, quer se trate de Pilates com elevação ou tradicional. Afinal, você não gasta todo o dia sentado ou deitado, por isso alguns de seus exercícios devem ser específicos para atividades de vida diária. Uma das limitações que observamos com os doentes de Parkinson é que, fazer Pilates é a falta de coordenação motora para as atividades que faz durante o seu dia normal, como a abertura de portas, entrando e saindo dos carros, andar a pé, por isso certifique-se de profissional lhe ajude com isso.

Em uma nota ligeiramente diferente, é importante a investigação em animais que mostram o exercício aeróbico regular ter um efeito positivo sobre os sintomas parkinsonianos. Em um estudo, os cientistas deram a ratos uma medicação que induz a doença de Parkinson por destruir células cerebrais que fazem dopamina. Após a administração da medicação a todos os ratos, os pesquisadores então tinham metade dos ratos realizando exercício durante sete dias, enquanto a outra metade permaneceu sedentários. Após o estudo, eles descobriram que o exercício nos ratos resultou na perda de apenas 6 por cento de seus neurônios dopaminérgicos, contendo ratos sedentários que a perderam 87 por cento. Essa é uma diferença substancial com o potencial para a importante melhora clínica dos sintomas. Investigação sobre os efeitos do exercício, sobre a bioquímica do cérebro revelou melhorias não só no Parkinson, mas na demência, doença de Alzheimer e depressão também. É encorajador o trabalho, e aponta para os benefícios de um estilo de vida ativo.

 

Fonte: ABP (Associação Brasileira de Pilates)

 

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