Por que Pilates?

Por Gisele Zink, Instrutora do método Pilates

 

Foto: Fernando Fujii

“Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”, dizia Joseph H. Pilates, frase que resume o Método criado por ele no início do século XX.

O Método Pilates é um programa de condicionamento físico e mental que considera o corpo e a mente como uma unidade, são mudanças com o objetivo de alcançar o melhor funcionamento do corpo. Com exercícios de alongamento, fortalecimento e sequências de movimentos controlados e precisos. Sempre evitando o impacto ou a pressão sobre os músculos, articulações e os tecidos.

Joseph Pilates divulgou seus exercícios como tratamento, contra os efeitos do que hoje chamamos de estresse e contra os resultados da negligência física. Ele acreditava que, ao praticá-los poderíamos obter o controle do próprio corpo e resgatar o ritmo e a coordenação motora naturais, comprometidos pela vida.

Com inúmeros resultados o método está em constante crescimento no mercado. Já nas primeiras aulas é possível perceber as mudanças que provoca em nosso cotidiano. É necessário exercitar-se de acordo com uma série de princípios: respiração, precisão dos movimentos, concentração, controle dos exercícios, centralização, equilíbrio, fluidez de movimentos e relaxamento. É necessário incorporar os princípios de uma forma correta até fluírem de forma natural e se converterem em hábito.

O método Pilates vem sendo difundido por profissionais da área da saúde, fisioterapeutas e Educadores Físicos, e indicados por médicos, principalmente na reabilitação e prevenção de doenças crônicas. Praticado em aparelhos como o Cadillac, Reformer, Wunda Chair e Ladder Barrel, no solo ou com acessórios (bola suíça, overball, bandas elásticas, círculo mágico, entre outros).

Os benefícios incluem o aumento da consciência corporal, flexibilidade, definição e tonificação muscular, melhorando a circulação sanguínea, coordenação motora e mobilidade articular.

“Em dez sessões você sente a diferença, em vinte sessões você vê a diferença e em trinta sessões o corpo está modificado”. Joseph H. Pilates.

Se for praticado com cuidado e atenção à posição e ao movimento de cada parte do corpo, eles irão corrigir sua postura e melhorar sua saúde de dentro para fora e dos pés à cabeça, provocando a sensação imediata de bem estar.

Para quem nunca experimentou, vale à pena procurar uma academia ou clínica que ofereça o método e tenha um profissional qualificado, devendo dominar o método de tal forma à garantir seu resultado com segurança e competência.

Pratique Pilates e sinta os resultados!

 

 

Compartilhe essa página com seus amigos nos links abaixo:


CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>