FITNESS CIRCLE

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Acessório também conhecido como Magic Circle, o Fitness Circle é um arco de resistência com uma estrutura firme e com 2 suportes emborrachados pelo lado de fora, para que haja mais conforto na execução dos movimentos.

Existe uma versão que possui essas almofadinhas pelo lado de dentro além das existentes do lado de fora. Essa versão possibilita que seguremos o Fitness Circle pelos dois lados tanto para braços quanto para pernas.

Pelo fato de ser o mais intenso de todos os acessórios, normalmente é utilizado para acrescentar resistência, ou seja, para que fique mais difícil de executar os movimentos por haver mais recrutamento muscular, porém em alguns exercícios, pode facilitar o entendimento do mesmo trazendo um feedback proprioceptivo para o aluno.

A STOTT PILATES possui três tipos de Fitness Circle, são eles:

Fitness Circle Lite: Adiciona resistência extra para o trabalho de solo. A construção do trabalho com o leve Fitness Circle Lite é ideal para iniciantes, perfeito para casa e para viagens. Por ser feito com espuma interna e externa, proporciona conforto extra.

Fitness Circle Pró 12’’ (12 Polegadas): Também é perfeito para fazer o trabalho de solo, embora seja um pouco mais resistente do que o Lite. Possui um diâmetro de 12 polegadas (aproximadamente 30,50 centímetros), tamanho adequado para mulheres por possuírem uma estrutura óssea de ombros mais estreita do que homens.

Fitness Circle Pró 14’’ (14 Polegadas): Possui a mesma resistência do que o anterior, porém, seu diâmetro é maior. Conta com 14 polegadas (aproximadamente 35,50 centímetros). Se adequa melhor a homens que normalmente possuem ombros mais largos.

Compõe um dos acessórios utilizados no curso de formação de Mat (solo) da STOTT PILATES.

Veja como Fitness Circle pode adicionar resistência nos membros superiores no exercício ALONGAMENTO DE UMA PERNA:

POSIÇÃO INICIAL: Em decúbito dorsal com a porção superior do tronco flexionada para fora do colchonete. No imprint. Pernas em posição de apoio. Mãos segurando o Fitness Circle com os braços alongados e acima da cabeça. Escápulas estabilizadas. Inspire para preparar e expire estendendo uma perna na diagonal, movendo a mão de fora para o tornozelo e a mão de dentro para o joelho da perna flexionada. Inspire e comece a alternar pernas e mãos. Expire e estenda completamente a outra perna, alternando as mãos para a perna flexionada. Inspire na troca.

Autora:

Letícia Toledo Roverci

Instructor Trainer STOTT PILATES

Coordenadora Técnica da Pilates StudioFit

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