2014_02_0061-IMAGENS-RP-NOVO-SITE_o-pilates-em-dia-com-a-postura-Site

O Pilates em dia com a postura das crianças

Boa parte dos casos de desvios posturais em adultos tiveram a origem no período da infância. Apesar de as brincadeiras, que envolvem o movimento físico, garantirem às crianças um determinado desenvolvimento de suas capacidades físicas de forma natural, também podem desenvolver problemas relaacionados à postura. Por isso, é essencial que os pais e os profissionais que mantém o contato com a criança se atentem à educação postural da mesma, desde os primeiros passos. A maneira como a criança se movimenta -andar, sentar e deitar, por exemplo – deve ser observada atentamente para identificar os hábitos posturais que poderão ocasionar, futuramente, distúrbios mais sérios.

Na fase em que estão em desdenvolvimento motor, como por exemplo, durante a aprendizagem da marcha, os bebês precisam adaptar os seus corpos à nova situação desafiadora que é caminhar. E às vezes, durante o processo podem se dar posturas incorretas, até mesmo como uma forma de se adaptar ao crescimento e ao meio em que se insere. Um exemplo acontece muito durante a fase do estirão do crescimento, quando algumas características físicas em desenvolvimento podem conduzir o adolescente a curvar-se ou alterar algum padrão da postura a fim de anular as diferenças bruscas do corpo. Outra exemplificação se dá nas escolas, onde é possível encontrar excessos de peso nas mochilas dos alunos e inadequação da ergonomia das mesas de estudo das crianças.
Uma postura saudável é importante para manter o equilíbrio do corpo, possibilitando o funcionamento dos órgãos com o mínimo de esforço.
No geral, é importante sempre se manter alerta para:
-Genática da família que também pode influenciar na postura ou patologias;
- Postura ao sentar para estudar, ver tv e vídeo games, e outras posturas incorretas do dia-a-dia;
- Posição em que dorme, forma que se movimenta;
- Praticar qualquer atividade física o mais precocemente possível;
- O peso das mochilas;
- Permanência em frente ao computador ou vídeo game – os pés devem estar apoiados em uma superfície sólida, coxas paralelas ao solo e joelhos flexionados em um ângulo de 90º, além de ajustar a cadeira ao tamanho da criança, tendo as costas ereta apoiada no encosto.
- Calçados inadequados, como providos de saltos ou calçados apertados;
- Ao menor sinal de dor – procurar um médico especialista.
O exercício é um grande aliado na luta contra os vícios posturais, sobretudo às crianças. Quem pratica exercícios desde cedo melhora sua coordenação motora, fortalece a musculatura, aprendem a lidar com o próprio corpo de uma maneira mais segura, além de desenvolver valores éticos.
Tendo em vista, o PILATES é uma excelente opção, pois entre vários benefícios, como otimizar a concentração e o sono, proporciona um sólido condicionamento postural para um futuro adulto bem estruturado em direção à constante qualidade de vida.
Se para os adultos o pilates reestrutura o equilíbrio corporal e reeducação postural, para os mais novos ele previne possíveis problemas através de exercícios adaptados ao público e consientização de forma lúdica. Assim, além do condicionamento postural, a criança também terá todas as capacidades físicas e vivências motoras estimuladas, o estresse diminuido, o crescimento otimizado, além de adquirir um melhor auto-conhecimento, importantíssimo nesta fase de constante mudanças.

Fonte: Flexus Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>