Pilates: O Tabu da Sexualidade X Problemas Posturais

Pilates: O Tabu da Sexualidade X Problemas Posturais

Devido a uma educação mais conservadora, é comum que muitas crianças cresçam bloqueando movimentos do quadril por serem “proibidos” ou mesmo por serem “fruto do pecado”. Existe também o problema do preconceito, como contou um de meus alunos, que lembrou de uma situação em que quando era pequeno, tinha um vizinho que era homossexual, o qual sempre o chamava para brincar com os sobrinhos… ele por se sentir mal, pois não queria parecer como o ”tio” (que andava com a bunda arrebitada) começou a andar projetando o quadril para frente pensando que assim ele seria diferente e porque Isso o tornaria mais másculo.

Porém, mal sabia ele que, ai começaria uma série de mudanças na biomecânica de seu corpo, levando a uma grande limitação de movimentos da coluna, somado a rigidez do quadril e retificação da lombar, ao mesmo tempo que aumentou a curvatura da torácica somada a projeção da cabeça à frente. Aos 17 anos, ele já sofria de dores na virilha e lombar e só agora, com mais de 30 anos, foi aprender a relaxar a musculatura da coluna, voltando a fluir seus movimentos… Sem falar que, deixar a bunda aparecer não altera mais a sua masculinidade, trazendo beneficios como o alívio de tensões lombares.

Independente do motivo causador do bloqueio e da limitação dos movimentos do quadril, isso irá prejudicar a saúde da coluna, enfraquecendo a musculatura do assoalho pélvico, limitando a flexão do quadril, dificultando na hora de sentar, principalmente no solo. Esse bloqueio ocasiona uma certa insensibilidade na área pubianda, sendo que, a liminitação nos movimentos e a falta de flexibilidade pode tornar doloroso o ato sexual, chegando a causar, em casos extremos, a frigidez.

Na maioria das vezes, isso é algo inconsciente, você só vai notar a diferença após realizar aulas de Pilates, e executando exercícios que melhoram essa conexão com o corpo, o auto-controle e fortalecimento da musculatura pélvica. Ao praticar o Pilates, existe uma melhora de flexibilidade e aumento de mobilidade do quadril e coluna. Isso irá desbloquear e fazer a fluir a energia da coluna, fortalecer e tonificar o corpo, além de eliminar o estresse do dia a dia, onde passamos a maior parte do tempo sentados ou em pé dependendo da profissão.

É importante sempre pensar no corpo como um todo. Para ele estar bem, a energia deve fluir livremente, não podemos ignorar algumas partes ou mesmo não devemos trabalhar somente outras… tudo deve estar em equilíbrio e em harmonia.

Claro que equilíbrio quer dizer que tudo que é em excesso também não é bom. Uma vida saudável consiste em poder realizar aquilo que gostamos de fazer sem dor e sem limitações, sem abusos e sem perder nossa integridade moral e física.

Autora: Tatiana Matsuo
Fonte: Tati Pilates
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