Pilates: Exercícios são aliados para tratamento das varizes

Pilates: Exercícios são aliados para tratamento das varizes

Intensidade e carga são os principais cuidados na hora do treino.
Quando as varizes aparecem, partir para uma atividade física parece ser um caminho benéfico para reativar a circulação sanguínea dos membros inferiores, situação esta comprometida pela falta de capacidade dos vasos em enviar o sangue para o resto do corpo.
Mas surge a dúvida: será que posso fazer qualquer tipo de exercício?
A maioria deles está liberada, mas a atenção deve ser redobrada com a carga.

Escolhendo a melhor atividade
Antes de determinar a carga do exercício, é preciso escolher aquele que mais se adapta ao seu dia a dia.
Algumas alternativas são: caminhada, corrida, musculação, ciclismo, natação, entre outros.
Um exercício super recomendado para quem tem varizes é o pilates, onde os movimentos são suaves, coordenados e harmônicos. Não havendo impacto nem sobrecarga. Exercícios assim ativam a circulação do sangue.

Atenção à carga
Agora que o exercício já foi escolhido, é hora de determinar a carga. É importante começar com uma carga mais baixa para acostumar o músculo. Muita gente acha que a musculação não pode ser feita ou que pode aumentar o surgimento de varizes, mas ela pode ser feita, desde que o treino seja de intensidade leve a moderada para o corpo se adaptar.

Periodicidade dos exercícios
Depois de escolhido o exercício e a carga, é hora de decidir qual o tempo reservado durante a semana para fazer exercícios, aliados no tratamento das varizes .
A especialista recomenda de 3 a 5 vezes na semana. Nesse período, uma hora por dia é o suficiente para apresentar resultados sem exigir muito do corpo.

Alerta vermelho
Mesmo que a maioria dos exercícios estejam liberados, há aqueles que podem agravar as varizes, como o boxe, por exemplo. Quando a pessoa fica muito tempo em pé, sem movimentar membros inferiores, a circulação sai prejudicada.
Lembrando que tudo depende da intensidade do exercício.

Autora: Melina Caniçali

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

3 thoughts on “Pilates: Exercícios são aliados para tratamento das varizes”

  1. Oi,
    Adorei saber que o Pilates é bom para quem tem problema vascular. Hoje fui a angiologista e ela recomendou o pilates, fiquei feliz em confirmar esta indicação nete site. Obirgada.

  2. Olá.
    Tenho uma dúvida. Acabei de voltar para musculação e meu professor, ao me passar meu treino, disse que não devo de forma alguma fazer exercícios com isometria. Pesquisando pela net, confirmei essa informação em vários sites, inclusive de angiologia.
    Faço Pilates há alguns meses e comentei com meu fisioterapeuta sobre isso… e ele me disse que nessa modalidade de exercício, a isometria é trabalhada o tempo todo, o que também confirmei pela net.
    Diante disso, pergunto: posso ou não fazer Pilates?? Se é um exercício isométrico e esse tipo de exercício não é recomendável para quem tem varizes, como pode ser aliado no tratamento?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>