Pilates para crianças

Pilates para crianças
Existem várias diferenças entre o modo de vida das crianças de ‘antigamente’ para as de hoje. Antes, até mesmo para as brincadeiras era necessário um certo esforço físico — subir em árvores no esconde-esconde, jogar futebol em terrenos baldios, correr em carrinho de rolimã, queimada… Hoje, para a maioria, a diversão é dentro de casa ou apartamento; entenda-se televisão, computador e vídeogame. Sem contar com a agenda corrida de colégio, curso de línguas, educação física, quase sempre carregando bastante peso na mochila. Isso tudo, além de estressar os pequenos ainda gera sequelas na postura, entre outros problemas. Para tratar tudo isso, o Método Pilates pode ser uma poderosa ferramenta.

Mas quando se fala em pilates para crianças, uma das primeiras perguntas a vir nas mentes dos pais é: “Mas não é uma atividade muito puxada para meu filho? Não vai comprometer seu desenvolvimento?”

Segundo os especialistas, é justamente o contrário. O pilates só tem a contribuir para o desenvolvimento das crianças, uma vez que além de fortalecer a musculatura para suportar a carga da mochila, corrige a postura, introduz à disciplina, concentração e ainda serve de canal para extravasar a energia típica da idade.

Segundo a professora Bianca Dore, o pilates pode ser aplicado a partir dos quatro anos de idade, desde que em turmas específicas, só com crianças. Ela explica que os exercícios são aplicados de forma lúdica, como uma brincadeira, com o objetivo de conquistar os pequenos alunos à pratica do método e assim corrigir não só os maus hábitos posturais motivados pelo peso da mochila, mas também pela forma relaxada de sentar diante da tevê, do computador e até mesmo na cadeira escolar.

Na fase entre a infância e a adolescência ocorrem as maiores transformações no nosso corpo, que cresce de forma acelerada, definindo-se. O peso exagerado da mochila escolar e a forma inadequada de sentar-se são umas das principais causas de problemas ortopédicos futuros. O pilates tem sido bastante procurado, pelos pais bem informados sobre o método, por prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e as necessidades de cada criança.

Luciana Fontes, mãe de Gabriela, de 10 anos de idade, conta que resolveu colocar a filha no pilates por considerar ser a forma mais correta de ela se exercitar sem agredir a musculatura em desenvolvimento — o que, em sua opinião, geralmente acontece em outras atividades físicas.

“Além disso, tem o auxílio direto do professor. Decidi inscrevê-la nas aulas para consertar a postura, pois percebo que às vezes ela fica um pouco relaxada. Ela já fez balé e pratica vôlei no colégio. Tem toda uma herança de arte e exercícios físicos na família”, comenta Luciana.

O fato de ser professora de pilates fez com que Marivani Rocha colocasse seus dois filhos gêmeos, Gabriel e Pedro — hoje com quatro anos de idade — nas aulas do método. E isso já faz dois anos. “Desde cedo procurei fazer os exercícios com eles, pelo menos uma vez por semana. Eles têm muita energia e temos que fazer com que a gastem.”

Marivânia também comenta o fato de as crianças estarem muito mais sujeitas ao sedentarismo. “Hoje tem muito computador. Logo cedo, as crianças já sabem ligar, entrar na internet, visitar sites, jogar. Passam as horas vagas sentadas diante dele. Antes as brincadeiras eram correr, subir em árvores; precisava de mais de esforço físico.”

Bate-papo » Bianca Dore – educadora física

Quais os benefícios do pilates para crianças?
Ele trabalha a consciência corporal de forma muito forte. Observamos que as crianças, por hábitos de vida mesmo, também pela carga de escola, carregar mochila, a postura que ela tem de ficar por muito tempo nas cadeiras do colégio, estudando, acabam desenvolvendo uma má postura decorrente dessas atividades diárias deles. O que a gente tenta fazer no pilates é trabalhar exatamente nessa parte de consciência corporal, pois não podemos trabalhar com eles a parte de fortalecimento em si. A gente alonga a musculatura deles. É incrível, hoje em dia, o grau de encurtamento dos jovens e crianças; isso porque não praticam mais tanto atividades físicas como antigamente, têm a vida muito mais corrida: saem do colégio e vão para o inglês ou outra atividade, muito tempo no computador, e a atividade física em si fica de lado. Então trabalhamos em cima da consciência corporal para refletir em cima de uma postura mais adequada.

E o que significa “encurtamento”?
O ideal seria que todo mundo praticasse uma atividade física que pudesse alongar determinados grupos musculares. E o que acontece? Como eles passam muito tempo na postura sentada, na frente da televisão, do computador, no colégio, eles acabam encurtando, principalmente, essa musculatura posterior das pernas e encurvando os ombros, o peitoral, a musculatura anterior. No pilates, a gente vai justamente tentar trabalhar isso; alongar essa cadeia posterior, que vai possibilitar uma postura em pé mais ereta, mais consciente, e também abrir mais o peito, facilitando o alinhamento da coluna.

Há uma idade mínima para a criança ingressar no pilates?
Podemos trabalhar com crianças a partir dos quatro anos. O ideal é que elas trabalhem em grupos separados, pois não temos como trabalhar crianças junto com adultos porque é algo diferenciado, a aula é voltada para elas. De preferência, que essas crianças mais novinhas façam um esporte associado ao pilates. Mas não tem uma regra de idade; a partir dos quatro anos, elas já conseguem entender o que estão fazendo. Nós vamos moldando aos poucos. Tem que ser algo lúdico, meio como uma brincadeira. Aí eles vão ganhando disciplina, concentração, tranquilidade, aliviam a mente.

Praticando o pilates eles suportam melhor o peso da mochila?
Sim, porque os músculos vão estar mais bem alongados, preparados para esse suporte de carga, além da consciência deles em relação ao corpo.

Autor: Isaac Ribeiro repórter
Fonte: http://tribunadonorte.com.br

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18 thoughts on “Pilates para crianças”

  1. Sou estudante de Fisioterapia e gostaria de saber se há algum artigo cientifico comprovando a eficacia do Método Pilates como reabilitção em adolescentes com difunções respiratórias (especificamente a Asma).
    Obrigada.
    Aguardo resposta.

  2. eu adoro pilates estou tentando essa tecnica com cranças de 1 an o e2 anos aguardo.

  3. Sou fisioterapeuta e estou bastante interessada em pilates para criança. Preciso de entrevistas, sites,artigos ou algo sobre o assunto. Se puder me ajudar agradeço.

  4. Estou na mesma procura que a Lidiane. Muito dificil de achar artigos cientificos, monografias e etc sobre Pilates para criança.. quem tiver algo, me mande por email. Obrigada! (alinepelles@gmail.com)

  5. Olá estou na mesma dificuldade de Aline e Lidiane, peço que por favor quem tiver artigos sobre pialtes para crianças que me envie. obrigada…

  6. Quero sqber mais sobre o curso de pilates com a Lolita em São Paulo em setembro. Contatos. obrigada

  7. Olá, sou fisioterapeuta e dou aula de pilates solo boll para adulto. Gostaria de trabalhar com crianças apartir de 10 anos de idade. Por favor, envie para mim imformações sobre o pilates lúdico para crianças.
    Obrigada!

  8. Olá, sou fisioterapeuta e dou aula de pilates solo e bola para adulto. Gostaria de trabalhar com crianças. Por favor, envie para mim imformações sobre o pilates lúdico para crianças.
    Obrigada!

  9. Olá, sou Fisioterapeuta e gostaria de saber sobre o curso de pilates lúdico para crianças. Obrigada.

  10. Ola estou montando 1 studio de pillates e tenho muito interesse em trabalhar com crianças ,se puderem me ajudar desde ja agradeço

  11. Ola sou fisioterapeuta e estou tentando montar um serviço de pilates kids, gostaria de saber se ja tem algum curso especifico.
    obrigada

  12. Ola boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, no caso específico de crianças é contra-indicado o uso de exercícios que tenha carga ( resitencia) devido as placas de crescimento ainda nao estarem totalmente fechadas?
    obrigada

  13. Oi, além dos benefícios citados no site, quero saber se o pilates ajuda a menina, 12 anos (já menarca), estrutura física grande, com sobrepeso, cuja a única atividade é estudar. É possível reduzir medidas das costas e barriga?
    Grata.

  14. Oi. Sou professora de educação fisica e gostaria de saber se há algum artigo cientifico comprovando a eficacia do Método Pilates como reabilitação em casos de difunções respiratórias. Obrigada.

  15. Apesar de ser uma técnica que enfatiza a respiração em todos os exercicios, o Pilates não é por excelência uma técnica que trata disfunções respiratórias já que, se tratando de patologias respiratórias cada qual tem suas particularidades e é tratada com técnicas cinesioterápicas específicas. O Pilates é por excelência uma atividadde Física, mas, aqui no Brasil é muito usado por Fisioterapeutas na fase final da reabilitação de seus pacientes. O Pilates usa a parte respiratória com a finalidade de trazer a força para o centro ´CASA DE FORÇA´ como designava J. PILATES. É um exercício completo que trabalha FORÇA, FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO MOTORA, ALONGAMENTO, TÔNUS, ´POSTURA´, ENTRE OUTROS…

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