Pilates e eutonia no SESC Piracicaba

Pilates e eutonia no SESC Piracicaba

Neste sábado, dia 30 de janeiro, o professor de pilates e eutonista Beto Martins ministrará uma vivência com o tema Eutonia e Pilates, no SESC Piracicaba (SP). Esta vivência ocorrerá das 10h30 às 15h00 na Sala de Expressão Corporal e a entrada é gratuita.
A dinâmica da vivência ficará por conta da demonstração e aplicação de exercícios de Pilates a partir dos temas e instrumentos da Eutonia.
Pilates é um método de alongamento e de exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Por sua vez, a Eutonia é uma técnica de educação corporal, que tem como proposta a flexibilidade das nossas forças musculares e ósseas para adequá-las às tensões das nossas ações cotidianas. Ou seja, uma prática tem tudo a ver com a outra.
Perguntado sobre a relação entre a Eutonia e o Pilates, Beto Martins explica: “Joseph Pilates e Gerda Alexander criaram e desenvolveram métodos e sistemas de abordagem corporal bastante diversos, mas passíveis de diálogo. Contemporâneos, buscavam na estrutura e sistemas do corpo, no comportamento dos animais e inclusive nas práticas orientais, modos de aprofundamento de nossas relações com o corpo, visando o bem estar, equilíbrio e consciência.”
“Um dos focos da Eutonia é a estrutura óssea: sua realidade, sua organização e suas funções. Já no Pilates, o foco fica com os tecidos musculares, principalmente na musculatura da região abdominal. Ou seja, as duas técnicas se completam, pois com elas, tecidos e ossos ficam em equilíbrio,” conclui.
Os interessados podem ir diretamente ao SESC Piracicaba no Sábado e procurar a Sala de Expressão Corporal. A oficina é gratuita.

Fonte: Ana Quezada

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>