Pilates: Respiração e desvio postural

Pilates: Respiração e desvio postural

A respiração correta durante os exercicícios é peça-chave para a correção de desvios posturais.

Você alguma vez pensou que a sua forma de respirar pode não ser a melhor? E mais ainda, que uma respiração correta pode ajudar a solucionar problemas de desvio postural?
Segundo o fisioterapeuta Fabrício Durço Cardozo, a maioria das pessoas não respira corretamente. Uns inspiram mais pela boca e expiram pelo nariz, outros, o contrário. “No Pilates, você aprende a reeducar a sua respiração de maneira fisiológica e correta”, conta. São realizadas respirações bem profundas, dependendo da solicitação do instrutor e do ojetivo de cada um. “O certo é sempre, no decorrer do movimento, soltar o ar lentamente com a boca aberta. Sem esquecer de ativar o power house (core), visando uma melhora da postura, consequentemente”, explica Fabrício.

Inspiração e expiração corretas conseguem ativar o centro de força do pilates e fazer que o centro respiratório do corpo trabalhe efetivamente. “Dependendo do objetivo, são realizadas respirações em um ou dois ciclos, mas sempre solicitando a ativação do centro de força do pilates com a expiração, pois se torna o trabalho muscular mais efetivo. E no próximo ciclo se promove uma oxigenação do tecido mmais significativa e uma troca gasosa mais eficaz”, orienta Fabrício.

Para quem sofre com desvios posturais (sejam decorrentes de traumas, hábitos de postura inadequados adquiridos no trabalho ou por estarem forçando a coluna a receber impactos em uma postura antálgica ou ainda em movimentos realizados de maneira incorreta, entre outros), o método Pilates promove uma conscientização adequada da postura, fazendo com que o aluno perceba seu corpo. A respiração também possui papel fundamental. Respirando devidamente na execução dos exercícios, principalmente naqueles que envolvem mobilização vertebral, o indivíduo terá auxílio em sua correção postural, na tentativa de colocar as vértebras em seu devido lugar, juntamente com os outros comandos e a ativação do power house. Ao ativar o centro de força, juntamente com a tonificação do abdome, consegue-se a melhora da postura.

Outra grande vantagem é a redução e até eliminação de dores. A prática de atividade física ajuda a aliviar dores crônicas por promover a liberação de endorfina no corpo; com isso, a pessoa passa a se sentir mais disposta e consegue uma resposta fisiologicamente mais positiva. “Por ser uma técnica com vários benefícios ao mesmo tempo, desde o alongamento à correção postural, estimulando sempre o centro respiratório, tem-se respostas significativas em se tratando de bem-estar, liberação do estresse e qualidade de vida, já que a expiração é bastante solicitada no decorrer dos movimentos”, observa Fabrício.

Não marque bobeira: se você possui algum desvio postural, procure um profissional habilitado e tente se desprover de maus hábitos no trabalho e no seu cotidiano.

Autor: Maria Luiza Mattos

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

4 thoughts on “Pilates: Respiração e desvio postural”

  1. Qual o correto:Inspiração no momento de fazer força com o musculo e expiração qdo do retorno ou ao contrário?Agradecida

  2. Gledy,

    Antes do exercício você inspira, contrai o musculo do abdomen, e expira fazendo força.

    Bom treinamento!!!

  3. Ola meu nome è Anne tenho 19 anos, faco RPG a 6 anos mas acho que com o tempo ele ta parando de fazer efeito , tenho uma escoliose em c na lombar e uma hipercifose muito acentuada, alem de sentir dores fortissimas na coluna que me deixam de cama. Gostaria de saber se o pilates pode me ajudar a resolver o problema dos desvios posturais e proporcionar um maior alivio das dores… Desde já Agradeco !!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>