Pilates X emagrecimento

Pilates X emagrecimento

A pergunta continua: Pilates emagrece?

Muitas pessoas fazem a associação errada do termo emagrecer quando percebem, sobre a balança, que houve perda de peso.
Seja com dieta, prática de exercícios físicos ou a combinação de ambos, o processo de emagrecimento deve buscar a eliminação de gordura.

O foco do Pilates é a melhora do aspecto postural. No entanto, no decorrer da prática e de acordo com o grau de evolução do praticante, são observadas melhoras na definição e na tonificação muscular. Embora o processo de emagrecimento seja aperfeiçoado com a combinação entre exercícios contrarresistidos e aeróbicos, é posssível que ele ocorra por meio da prática de Pilates.

Para isso, alguns aspectos devem ser observados: a sequência, o número de exercícios e as repetições, o intervalo de descanso, a carga adotada, a alternância entre movimentos mais intensos, moderados e leves, além dos graus de apoio corporal. É a combinação entre essas variáveis que determinarão a eficácia do método.

Deve-se ter, também, os principais focos na intensidade do exercício, na qualidade do movimento (alinhamento corporal), no fortalecimento dos pontos fracos e na otimização das potencialidades dos alunos. A habilidade e os graus de formação e experiência do instrutor são primordiais.

O que se pode afirmar é que o gasto energético de uma aula de Pilates não atinge a abrangência aeróbica de uma caminhada ou corrida. Porém, o aumento da sensação de bem-estar e disposição no decorrer da prática fazem com que o praticante realize mais atividades em seu dia a dia, conduzindo o corpo ao emagrecimento.

Autor: Elisandro Martins e Frederico Dagnese Martins

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