Pilates: o coração agradece!

Pilates: o coração agradece!

Aulas de Pilates atuam na prevenção e recuperação de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas e incentivam mudança de estilo de vida.

Os pacientes submetidos a cirurgias no coração ou acometidos por evento coronariano agudo possuem um programa especial de pilates para ajudar na recuperação ou mesmo prevenção de doenças cardiovasculares. Baseada em um programa de condicionamento físico e mental utilizado no Chelsfield Hospital, na Inglaterra, a fisioterapeuta Paula Cristina Manzano Puzzi deu início ao cardiopilates em Ribeirão Preto, São Paulo. “O exercício físico regular e moderado reduz o risco de morte por problemas cardíacos de 20% a 25% e diminui substancialmente a gravidade de deficiências associadas a cardiopatias e outras doenças crônicas”, explica a fisioterapeuta.

Com exercícios leves e moderados feitos no solo ou com equipamentos apropriados, o método recorre às atividades que atentam para a respiração e baixo número de repetições, identificando e controlando os fatores de risco cardíaco e incentivando a adoção de alternativas para mudanças no estilo de vida.

Entre os benefícios, estão a melhora da capacidade funcional e cardiorespiratória, melhora da recuperação cardíaca (diminuindo a reincidência de novos eventos em repouso ou durante exercício físico progressivo), fortalecimento muscular e reeducação postural.

De acordo com Paula, o início imediato do exercício físico logo após alta hospitalar representa um estímulo ao paciente para aderir ao controle dos fatores de risco e modificar mais eficientemente o seu estilo de vida. “Outro fator importante é reintegração precoce do paciente ao meio social, familiar e de trabalho, com a redução do tempo de improdutividade e da preocupação de seus familiares em protegê-lo de qualquer tipo de esforço”, observa a fisioterapeuta.

Segundo o cardiologista Vladimir Miguel, da Spirale, além de trabalhar equilíbrio e postura, o pilates atua como uma terapia e um estabilizador emocional. “A relação íntima entre professores e alunos ajuda a mudar o estilo de vida dessas pessoas. Como exercício, o pilates complementa as atividades aeróbicas, com a vantagem de não causar lesões e reabilitar”, afirma Dr. Vladimir.

O programa  conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta e nutricionista. As aulas seguem uma criteriosa avaliação, prescrição e orientação individualizada de um programa de condicionamento físico, visando o aumento da capacidade física, resistência muscular, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

As sessões duram 50 minutos e são feitas duas vezes por semana, em grupos de, no máximo, quatro pessoas. “Sempre com controle individual de frequencia cardíaca e carga de trabalho”, detalha Paula. Os exercícios seguem uma progressão, de acordo com a evolução do paciente, que é reavaliado a cada três meses: fase iniciante, fase intermediária e avançada.

Autor: Maria Luiza Mattos

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

3 thoughts on “Pilates: o coração agradece!”

  1. Boa tarde!
    Gostaria de saber mais sobre este programa de cardoipilates, ja trabalho com pilates há 2 anos e me interessei por este programa.
    Aguardo respostas

  2. Ola,
    meu nome é Priscilla e tenho algumas duvidas sobre a tecnica cardiopilates, a principio acreditava que os exercicios eram feitos apenas em uma bola, mas pelo o que eu estou vendo não é assim.
    O meu pai sofreu um infarto e ficou com um lado do coração debilitado ,eu queria saber se o pilates pode reabilitar essa parte do coração que está tipo que paralizada?
    e gostaria de saber como funciona essa tecnica de vocês, porque ele foi proibido de ter qualquer esforço fisico, ela é recomendada pra esse tipo de paciente?
    E eu tenho a bola aqui em casa , onde eu faço alguns exercicios aerobicos para emagrecer ,é possível ele fazer algum desses exercicios por conta propria na bola?
    DESDE JÁ OBRIGADA!

  3. eu gostaria que saber se no caso de que sofre de ataquicardia paroxistica supraventricular pode fazer pilates e qual beneficios.

    Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>