O Pilates no tratamento das luxações e subluxações

O Pilates no tratamento das luxações e subluxações

A luxação de uma articulação se dá quando as superfícies articulares se separam completamente umas das outras, perdendo a aproximação.Quando as superfícies articulares se separam de forma parcial, ou seja, alguma parte dessas superfícies ainda estão em contato, chama-se subluxação.

Possíveis causas da luxação ou subluxação são a má formação congênita das superfícies articulares e paralisia muscular extensa ao redor de uma articulação, mas o trauma ainda é o principal fator. Ainda, há a possibilidade de ocorrer em indivíduos que sofrem de artrite reumatóide com destruição das superfícies articulares e alterações nos tecidos moles.

É frequente que as luxações causadas por traumas estejam associadas às fraturas ou danos nos tecidos moles por estiramento ou ruptura das estruturas ao redor da articulação, como ligamentos, tendões, bainhas sinoviais e cartilagem. E se houver inflamação aumentam os riscos de aderências dentro da cápsula da articulação, causando rigidez.

Pode haver deformidade no local da luxação pois o contorno normal da articulação pode ser modificado. Porém, existem casos que essas deformidades não são muito nítidas. É comum também, que haja perda de função da articulação e membro afetado, bem como fraqueza muscular ao redor da articulação e possivelmente no resto do membro se ele for imobilizado por algum tempo.

O PILATES se insere como um forte aliado também na recuperação das luxações e subluxações.

Os exercícios fluidos, centrados na respiração e contração da parte central do corpo, visarão sobretudo, o fortalecimento muscular, aumento da estabilidade articular, lateralizações, flexões e extensões. Após a tração, se dão programas de exercícios de mobilização ativa, propriocepção e reforço do padrão de movimento do membro em questão com apoio inicial e carga progressiva. Assim, há uma ótima recuperação, diminuindo a probabilidade de sequelas. A consiência corporal e a respiração ajudará na estrutura do movimento, na postura correta e no equilíbrio muscular, que acarretarão em padrões eficientes de movimento.

Muitos alunos, após a recuperação, aderem ao PILATES ao seu dia-a-dia a fim de manter o padrão físico adquirido no período de recuperação e potencializar os ganhos futuramente, garantindo uma excelente qualidade de vida para o resto da vida.

fonte: www.flexuspilates.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>