Corretor de Pé: um ótimo aparato de Pilates pouco utilizado

Corretor de Pé: um ótimo aparato de Pilates pouco utilizado

O “Corretor de pé” (foot corrector) é um dos menos usados aparelhos de pilates, embora seja um execelente instrumento. Muitos profissionais inclusive, não o conhecem. Este pequeno e simples aparelho ajuda a fortalecer e alongar os músculos do pé e da perna. Os exercícios são feitos em uma posição de pé, sendo um pé de cada vez.

É mais indicado trabalhar no Corretor de pé ao final da sessão de Pilates, quando os músculos do pé e tornozelos estão mais aquecidos e prontos para se movimentar mais adequadamente.

Como todos os exercícios de pilates em equipamentos, é preciso trabalhar com o equipamento e não contra ele. Isto é especialmente desafiador com o Corretor de pé pelo fato de que os exercícios são feitos em pé, com o pé em cima do pedal. Ou seja, é importante imaginar o pé trabalhando no pedal e não apenas em cima dele.

Ao mesmo tempo, concentre-se no abdomen em cima, longe do movimento descendente do pé. Trabalhando dessa forma, você terá os músculos do core trabalhando em uma maneira similar à série de exercícios abdominais.

O Corrector de pé não apenas fortalece, como também ajuda a corrigir o desequilíbrio no pé.

As molas em ambos os lados do pedal revelam se a borda interna ou a borda externa do pé pisam com mais dificuldade ou qual delas toca primeiro o solo na passada. Corrigir os desequilíbrios como este pode ajudar nos casos de problemas no joelho e na estabilidade global de todo o corpo.

Experimente fazer todos os exercícios com um pé primeiro e em seguida, sinta a diferença entre cada perna. Muito provavelmente, a perna cujo pé foi exercitado estará mais alongada, como se estivesse pendurada em seu corpo. Ao final do exercicio nas duas pernas, você será capaz de sentir como as pernas estavam “travadas” sem que você tivesse ciente disso.

Atenção! Pessoas que sofrem de artrite reumatóide nos pés, não devem fazer exercícios com o Corretor de pé. Os movimentos podem ser prejudiciais e poderiam acentuar a inflamação.

fonte: http://stanford.wellsphere.com/pilates-article/the-foot-corrector/193735

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