Tratando a Sinovite através do Pilates

Tratando a sinovite através do Pilates

A Membrana sinovial é uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões, cápsulas articulares e bursas sinoviais. É composta por células sinoviais que produzem o líquido sinovial, um gel viscoso transparente que lubrifica as estruturas as quais recobre, sobretudo as articulações e provê a nutrição de aproximadamente dois terços da cartilagem articular avascular.

Quando ocorre inflamação de uma membrana sinovial, dá-se a SINOVITE. Os sinais característicos incluem a presença de liquido na articulação, espasmo, dor muscular e limitação do movimento. Caracteriza-se pelo intumescimento flutuante devido ao derrame dentro de um sacro sinovial. O traumatismo dirigido à uma articulação (como golpe, distensão, torção), qualquer movimento forçado além da amplitude normal de movimento, ou o uso excessivo de uma articulação anormal pode resultar em sinovite, se o traumatismo for suficientemente grave para produzir uma lesão da membrana sinovial.

A primeira medida no tratamento da sinovite aguda é o repouso. A parte afetada deve ser mantida numa posição que permita o maior relaxamento dos músculos adjacentes. Como o traumatismo pode causar muitas vezes uma sinovite hemorrágica, a aspiração do líquido pelo médio, seguida de aplicação de calor, com envoltórios quentes, compressas úmidas ou calor infravermelho ou radiante, costuma ser suficiente para reduzir a dor e o espasmo muscular.

Se houver uma grande perda do tonus muscular ou relaxamento dos ligamentos, a estimulação galvânica e farádica dos músculos afetados, bem como a massagem leve, ajudará a restaurar a integridade da articulação.

O movimento é recomendado desde o início. A princípio, deve ser passivo e muito leve e, mais tarde, ativo com aumento da amplitude. Para tal, o PILATES auxilia de forma sistematizada, progressiva e sempre respeitando os limites biomecânicos e se baseando na cinesiologia. O movimento e a articulação são reabilitados e a força e a flexibilidade são potencializadas, a fim de manter a função do membro e da articulação e prevenir possiveis reincidencias.

fonte: www.flexuspilates.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

11 thoughts on “Tratando a Sinovite através do Pilates”

  1. Como estou tratando uma sinovite na articulação no dedo do pé, foram boas as informações.

  2. Olá!!!
    Teno sinovite no joelho direio , e há três anos esta estabilisado.O melhor tratamento que já realizei foi radioterapia , que foi soliciada pela minha reumatologista.

  3. estou com sinovite no pulso e trato a 4 oiu 5 meses e não melhora como posso me livar disso???

  4. olá boa tarde,pratico atletismo e ja algum tempo para cá tenho sentindo uma dor no pé direito junto ao dedo mendinho,sempre que termino o treino faço gelo e vou andando com algumas dores ligeiras, o pior é de manhã quando me levanto e dou os primeiros paços,sinto dores,mas no final do dia sinto-me melhor e la vou outra vez treinar. já fiz RX, mas nao acusou nada!sera SINOVITE?
    Me despeço e agradeço pela colaboraçõa

  5. BOM DIA, MEU IRMÃO ESTÁ COM SINUVITE E TRATANDO COM CORTICÓIDE , SÓ QUE ELE ESTÁ MUITO INCHADO E QUALQUER PRESSÃO FEITA NOS SEUS BRAÇOS PRINCIPALMENTE , A PELE ESTÁ SUPER FINA ENTÃO FICA ROXO.
    POR FAVOR PEÇO ENCARECIDAMENTE POR UMA RESPOSTA , PARA SABER SE EXISTEM OUTROS TIPOS DE TRATAMENTOS , QUE NÃO SEJA O CORTICÓIDE.
    DESDE JÁ AGRADEÇO , ABRAÇO.

  6. TIVE UM ENTROSE DE PUNHO, E DEPOIS DE MUITAS DORES, O MEDICO DEU OUTRO DIAGNOSTICO SINOVITE, QUAL O TIPO DE TRATAMENTE E CIRURGICO POIS TIVE ENTORSE DO PUNHO E AGORA SINOVITE, POSSO PERDE O MOVIMENTO DAS MAOS, DEPOIS DA PUNÇAO RETIRADO DESSE LIQUIDO, ESTOU PREOCULPADA. GRATA ESPERO RESPOSTA.

  7. Olá, a sinovite é a produção excessiva de líqudio sinovial (líquido que “lubrifica” as articulações), causado por uma irritação do tecido sinovial. A sinovite é considerada uma lesão ligamentar intrínseca e deve ser preferencialmente tratada com videoartroscopia, pois permite o tratamento efetivo sem agressões maiores aos tecidos não lesados. Um estudo publicado pela Revista Brasileira de Ortopedia concluiu que a videoartroscopia é um procedimento que permite o efetivo diagnóstico e a quantificação da extensão das lesões ligamentares permitindo ao mesmo tempo o tratamento. O Pilates, por sua vez, trabalha os exercícios originais com muitas modificações, o que lhe permite praticar a técnica sem aumentar os danos de sua lesão. Boas aulas!

  8. Boa tarde!!!
    Tenho Sinovite Vilonodular Pigmentada de joelho. Trato esta doença há onze anos. Já realizei uma artroscopia, radioterapia, mas voltou. Minha reumatologista indicou a realização de Sinovectomia, mas conversando com meu ortopedita, disse que não adianta pois pode voltar em menos de três anos.Então ele sugeriu a aplicação de triancil de seis e seis meses. Disse também que o ideal é operar com cinquenta anos ou mais, pois é colococado uma prótese que tem que ser trocada de dez em dez anos.Espero ter ajudado.
    Boa sorte a todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>