Pilates: emagrece, tonifica e proporciona bem-estar

Pilates: emagrece, tonifica e proporciona bem-estar

Cada vez mais popular nas academias do Brasil, o Pilates se mostra uma modalidade esportiva completa e além dos resultados estéticos, ainda aumenta resistência física e alivia o estresse.

O Pilates já era praticado nos EUA logo após a primeira guerra mundial, principalmente por bailarinos e atores da Broadway e do cinema americano. Eles escolheram o Pilates porque a modalidade desenvolvida por Joseph Pilates oferecia benefícios extras, se comparado a outros tipos de prática esportiva, pois auxiliava na manutenção do peso, oferecia tonicidade muscular rápida (principalmente na área abdominal, que é sempre uma região complicada para enrijecer), elasticidade de movimentos, controle da respiração e correção postural.

A explicação para todos esses benefícios no Pilates é simples: todos os movimentos da modalidade se desenvolvem exigindo um emprego de força física diferenciada, fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo, sem gerar tensões e/ou desequilíbrios musculares.

No Brasil, grande parte das academias já adotou o Mat Pilates (Pilates de solo), já que ele virou o queridinho das modalidades esportivas nos últimos anos. Algumas academias possuem, inclusive, estúdios de Pilates completos, equipados com os aparelhos adequados para o desempenho da modalidade, enquanto outras oferecem aulas mais simples, com a bola especifica para Pilates e anéis flexores.

A instrutora Meire Ramos desenvolveu um modelo de aula de Mat Pilates, voltado para o emagrecimento e tonicidade dos músculos, e desde que foi apresentada aos alunos, se tornou a aula “campeã de audiência” na academia onde trabalha.

Segundo Meire, os alunos têm escolhido o Pilates porque além desta modalidade auxiliar efetivamente no processo de emagrecimento – por acelerar o metabolismo, culminando no gasto calórico – e de oferecer tonicidade muscular, os exercícios de Pilates oferecem ainda algumas bonificações.

“Além de oferecer os benefícios de uma atividade física comum, o Mat Pilates auxilia ainda na correção da postura, elasticidade (alongamento), alivia o estresse e melhora consideravelmente a resistência física”, explica a instrutora.

O Programa de Pilates desenvolvido pela professora Meire, tem duração de aproximadamente uma hora e o gasto calórico pode chegar em 400kcal, por aula, dependendo do esforço do aluno.

“Toda aula de Mat Pilates deve iniciar com aquecimento e respiração. A respiração do Pilates funciona da seguinte maneira: inspiração pelo nariz – expandindo a caixa torácica na porção lateral e posterior – e expiração pela boca – fechando a caixa torácica, projetando as últimas costelas em direção à pélvis”, salienta Meire.

fonte: http://www.esteticanaweb.com.br/consumidor/artigos_detalhes

PUBLICIDADE

Five Konzept

PUBLICIDADE

Pilates Avançado

Comentários