Pilates: emagrece, tonifica e proporciona bem-estar

Pilates: emagrece, tonifica e proporciona bem-estar

Cada vez mais popular nas academias do Brasil, o Pilates se mostra uma modalidade esportiva completa e além dos resultados estéticos, ainda aumenta resistência física e alivia o estresse.

O Pilates já era praticado nos EUA logo após a primeira guerra mundial, principalmente por bailarinos e atores da Broadway e do cinema americano. Eles escolheram o Pilates porque a modalidade desenvolvida por Joseph Pilates oferecia benefícios extras, se comparado a outros tipos de prática esportiva, pois auxiliava na manutenção do peso, oferecia tonicidade muscular rápida (principalmente na área abdominal, que é sempre uma região complicada para enrijecer), elasticidade de movimentos, controle da respiração e correção postural.

A explicação para todos esses benefícios no Pilates é simples: todos os movimentos da modalidade se desenvolvem exigindo um emprego de força física diferenciada, fundamentalmente estática e excêntrica, a qual permite o fortalecimento do corpo, sem gerar tensões e/ou desequilíbrios musculares.

No Brasil, grande parte das academias já adotou o Mat Pilates (Pilates de solo), já que ele virou o queridinho das modalidades esportivas nos últimos anos. Algumas academias possuem, inclusive, estúdios de Pilates completos, equipados com os aparelhos adequados para o desempenho da modalidade, enquanto outras oferecem aulas mais simples, com a bola especifica para Pilates e anéis flexores.

A instrutora Meire Ramos desenvolveu um modelo de aula de Mat Pilates, voltado para o emagrecimento e tonicidade dos músculos, e desde que foi apresentada aos alunos, se tornou a aula “campeã de audiência” na academia onde trabalha.

Segundo Meire, os alunos têm escolhido o Pilates porque além desta modalidade auxiliar efetivamente no processo de emagrecimento – por acelerar o metabolismo, culminando no gasto calórico – e de oferecer tonicidade muscular, os exercícios de Pilates oferecem ainda algumas bonificações.

“Além de oferecer os benefícios de uma atividade física comum, o Mat Pilates auxilia ainda na correção da postura, elasticidade (alongamento), alivia o estresse e melhora consideravelmente a resistência física”, explica a instrutora.

O Programa de Pilates desenvolvido pela professora Meire, tem duração de aproximadamente uma hora e o gasto calórico pode chegar em 400kcal, por aula, dependendo do esforço do aluno.

“Toda aula de Mat Pilates deve iniciar com aquecimento e respiração. A respiração do Pilates funciona da seguinte maneira: inspiração pelo nariz – expandindo a caixa torácica na porção lateral e posterior – e expiração pela boca – fechando a caixa torácica, projetando as últimas costelas em direção à pélvis”, salienta Meire.

fonte: http://www.esteticanaweb.com.br/consumidor/artigos_detalhes

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

27 thoughts on “Pilates: emagrece, tonifica e proporciona bem-estar”

  1. Oi achei muito interessante. To querendo fazer um curso de pilates, vocês sabem de algum?
    Meire vc dá cursos tbm?
    Abraços
    Raquel

  2. olá….

    seria bom se todas as pessoas tivessem acesso à pratica de pilates…engordei 30 kg na minha gravidez e graças ao pilates voltei a minha forma fisica com mais facilidade.

  3. quantos dias por semana é o ideal para a pratica do pilates?
    pretendo começar logo!
    obrigada.

  4. amei !!!!realmente Pilates e tudo de bom!!!!!!!!!!!Faca ! voce se sentira outra pessoa em poucas aulas ,Como diz Joseph Pilates com 10 aulas voce comeca sentir as modificacoes em seu corpo e sua mente!!!!!!!!!!Acredite!!!!!!!

  5. Bom Dia ! Hoje meu primeiro Dia de Pilates ! Algumas colegas fazem e gostam muito ! Eu Adorei….nao tinha noçao da Maravilha !!! Exercícios ótimos que em breve bons resultados obterei SURE !!!
    Uma dica : Se voce se gosta…Adora estar com seu corpo definido…Entra nessa tb…pois leve a sério e verá com certeza em breve seus objetivos !!! Boa Sorte e Alto Astral Sempre !!! Abraços San. RJ/10/11/2009 Am:10:53

  6. Fazia musculação há anos, mas foi no pilates que encontrei um equilíbrio entre corpo e mente. Meu corpo ficou muito melhor, pois trabalha de uma forma conjunta o corpo todo, principalmente a barriguinha que é tão difícil.

  7. gostaria de saber se gravida pode faser pilates e quantas vezes por semana obrigado

  8. Todo programa de pilates emagrece? A minha filha faz 2 vezes por semana , para se alongar , mas eu não quero que ela emagreça. Obrigada .

  9. oi eu me chamo andreia eu fiz uma cirurgia há mais de um ano da visicula e engordei 15 kilos gostaria de fazer pilates sera que vai me ajudar

  10. Gostari de saber o local para começar o curso de Pilates,pois logo em em breve pretendo ser um profissional de Pilates

  11. estou começando a praticar o pilates, ainda tenho dificuldades em alguns exercicios,mas estou adorando.

  12. Olá…

    Para quem tem interesse em Pilates, gostaria de indicar onde eu faço.

    As fisioterapeutas que dão auala lá são muito boas!!! E estou com resultado muito bom com 2 meses, diferença incrivel!!

    Em Campinas, o telefone é (19) 78057989 falar com Elize

    Vale a pena!!!!

  13. Gostaria de saber de algum local onde fazer atividades com Pilates , com preço moderado , em S.Paulo , Capital .
    (agradeço se puder me responder em meu email)

  14. Pilates foi o melhor exercicio fisico que pude praticar ate hoje. Quando feito na bola então e dez.

  15. QUEM TEM MIOCARDIOPATIA HIPERTROFICA PODE PRATICAR PILATES OU OUTRO EXERCICIO DO GENERO

  16. Estou fazendo pilates a um mes e estou me sentindo muito bem. Já posso sentir os resultados nas pernas que está bem torneadas e na disposição para trabalhar e fazer as coisas em casa.

  17. Eu engordei 15 quilos depois que tive bebê , ja emagreci engordei tudo de novo farias vezes, vc acha que com o pilates posso emagrecer sem precisar tomar remédios ?

  18. comecei a fazer pilates á duas semanas,não tinha idéia de que se tratava.Me apaixonei,é muito bom,trás um bem estar inesplicavel.Eu recomendo!

  19. luci

    comecei a fazer pilates e estou adorando, só gostaria de fazer pelo menos três vezes por semana esta me fazendo muito bem tanto ao corpo como a mente

  20. sempre fis ginastica mas não era igual,estou me sentindo mais leve , o pilates ,tem acompamhamento total, se puder faça agora.

  21. sempre fis ginastica mas não era igual,estou me sentindo mais leve , o pilates ,tem acompamhamento total, se puder faça agora.

  22. Boa tarde, gostaria de saber se 2 vezes por semana já dá resultado ou tenho que fazer com mais frequencia? tenho 26 anos e hernia de disco, me disseram que pilates é ótimo no meu caso… obrigada

  23. Boa noite. Eu queria saber se para ter um emagrecimento melhor é fazer academia ou pilates? E qual possui uma perda de peso em menor tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>