Pilates e a prevenção de lesões em atletas e idosos

Pilates e a prevenção de lesões em atletas e idosos

Uma das maiores causas de ocorrência das lesões é a falta de equilíbrio e a execução motora incorreta de movimentos associada a fadiga muscular que diminuem o controle e os reflexos. Isso nos deixa mais vulneráveis em terrenos instáveis e propensos a quedas e contusões. Quando chegamos na 3a Idade temos novos agravantes: problemas na visão, enfraquecimento dos membros inferiores, medicamentos psicoativos, doenças neurológicas, etc.

As lesões podem ser das mais simples como um entorse ou uma Contusão, ou podem ser mais sérias e dolorosas como uma luxação, lesão ligamentar, tendinites e bursites, distensão muscular, condromalácias, fratura, entre outros.

Melhor do que se recuperar de uma lesão de forma rápida e eficiente é poder evitá-la.
Hoje, com o avanço da medicina, a maioria das pessoas conseguem se recuperar com um mínimo de seqüelas. Já os atletas sofrem por nunca terem tempo suficiente para se recuperarem completamente e acabam reincidindo as mesmas lesões. Sem falar nos idosos que, ao sofrerem uma queda, devido aos ossos mais fracos, é muito comum ocorrer uma fratura fazendo com que fiquem internados muito tempo para a sua recuperação. Esse período é crítico, pois muitos acabam pegando infecções hospitalares, enfraquecendo tanto que nunca mais voltam a andar ou acabam morrendo depressivos por terem se tornado dependentes da ajuda dos familiares.

Segundo pesquisas 60% das pessoas caem em casa (tapetes, degraus muito baixos ou muito altos, piso desnivelado, brinquedos ou pequenos objetos caídos no chão, fraca luminosidade, móveis instáveis, etc), 30% em locais Públicos e 10% nos Hospitais.

Como evitar acidentes no lar?

Praticar uma atividade física visando a melhora do equilíbrio, propriocepção, força e flexibilidade.
Assim como fazer a correção do padrão motor e a correção postural.
Tornar a área de vivência mais segura (eliminando pequenos obstáculos causadores de tropeços, utilizando pisos anti-derrapantes, etc.)
Fazer anualmente exames de visão.
Divulgar essa informação para que as quedas sejam evitadas ou minimizadas.

O PILATES é uma forma muito eficiente de prevenção de lesões, assim como tem provado ser excelente após a reabilitação e recuperação das mesmas por desenvolver a força de forma gradual e balanceada, trabalhando a estabilização da coluna, desafiando o equilibrio e melhorando os reflexos. Tem como objetivo tornar o movimento mais eficiente e econômico, melhorar a postura e o alinhamento das extremidades, corrigindo os movimentos errôneos de forma natural, onde os novos padrões são facilmente transferidos ao dia-a-dia.

fonte: http://tatipilates.wordpress.com

foto: Studio Corpus Pilates / Balneário Camboriú-SC

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3 thoughts on “Pilates e a prevenção de lesões em atletas e idosos”

  1. Pratico Pilates há 6 meses e acho maravilhoso em todos os sentidos, inclusive melhora a postura e a agilidade……sou adepta e adoro.

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