Romana Kryzanowska: a herdeira de Pilates

Romana Kryzanowska: a herdeira de Pilates 

 A jovem dançarina da School of American Ballet, Romana Kryzanowska, após sofrer uma lesão, seguiu a recomendação do então legendário coreógrafo George Ballanchine para conhecer Joseph Pilates. A partir daí ela mudou sua vida e seu corpo: praticou e estudou incansavelmente, envolvendo-se de perto com os ensinamentos de Joseph e Clara.

Romana recorda o fatídico encontro com Pilates: “Ele disse: ‘Bem, fique comigo cinco sessões, e se vc não melhorar, devolvo seu dinheiro’.” Já na terceira sessão, ela sentiu-se maravilhosa. Vendo o valor das centenas de movimentos que Pilates tinha concebido, Kryzanowska continuou indo para seu estúdio e nunca mais o abandonou. “Eu estava lá o tempo todo”, diz ela. “E quando percebi, Joseph estava me fazendo ensinar a todos.”

Isso foi em 1941, e desde então ela tem ensinado o método exatamente como aprendeu direto com o mestre.
Kryzanowska acredita que o Pilates, quando ensinado corretamente, é para todos: “Quando o aluno tem a sua primeira aula, é mais para o professor ver o seu corpo como é, o que está disposto a fazer e quais os exercícios que devem ser evitados”, diz Kryzanowska, cujos estudantes incluem pessoas com problemas de quadril, joelhos e uma grande variedade de males da coluna.

Após a morte de Joe, Clara Pilates pediu a Romana Kryzanowska para continuar a tradição de ensinar o método. Por mais de cinqüenta anos Romana Kryzanowska ensinou, ministrou palestras e demonstrações em todo os Estados Unidos e no mundo.

Hoje com mais de oitenta anos, como o próprio Joseph Pilates fez, ela continua o seu caminho com o verdadeiro método de Pilates, juntamente com sua filha Sari Mejia-Santo e a neta Daria Pace, ela exerce o legado que lhe foi confiado pela família Pilates, em seu estúdio Romana´s Pilates.

Romana conta com alguns dos professores mais experientes e talentosos do método para dar continuidade a sua renomada escola de formação de instrutores competentes através de seu programa de certificação rigoroso e abrangente.

A técnica usada por Romana é desenvolver o power house (“casa de força” – os músculos do abdome, nádegas e região lombar) de cada indivíduo, que é o ponto de origem coletiva para todos os exercícios de Pilates.

“Eu recomendo dever de casa aos alunos, como exercícios para fazer na cama antes mesmo de colocar os pés no chão ao acordar”, ela conta.

Para Kryzanowska, sua obsessão adolescente se transformou em uma fonte da juventude “Eu só faço Pilates, nada mais” diz ela.

fonte: http://www.time.com/time/generations/article

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>