Pilates no tratamento e prevenção de Osteófitos (“bico de papagaio”)

Pilates: tratamento e prevenção de Osteófitos
O osteófito, ou popularmente bico-de-papagaio, caracteriza-se por pequenas expansões ósseas originadas pela profusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral. Trata-se de uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga da articulação sobrecarregada.

Os efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, conduzindo a uma aproximação das vértebras e compressão da raiz nervosa, resultando em fortes dores, formigamentos e limitação de movimentos.

É comum que o osteófito apareça nos calcanhares, nas bordas das vértebras, geralmente na altura dos discos intervertebrais da região do pescoço, coluna torácica e lombar, porém, qualquer articulação do corpo pode ser afetada.

A causa do “bico-de-papagaio” pode ter influência da espondilose, da pré-disposição genética, da sobrecarga articular (sobrepeso e obesidade), do sedentarismo, de esforços repetitivos, de alguma anomalia na articulação (inflamação, trauma, fratura, ligamentos rompidos, etc.), desvios angulares (joelhos varo ou valgo), malformações dos quadris, ou simplesmente pela quantidade de impactos aos quais estamos sujeitos desde a infância.

Porém, é sobretudo, a adoção de posturas incorretas ao longo do tempo que leva ao aparecimento de lesões nas articulações vertebrais. Muitas vezes o problema também se instala por conseqüência de um processo de artrose.

Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, na primeira incidência de desconforto ou dores no quadril, virilha, costas, pescoço ou em outras regiões, recomenda-se a procura imediata de um ortopedista. Quando tratada corretamente e a tempo, o quadro pode apresentar queda significativa nas dores e melhora na capacidade funcional e na qualidade de vida do paciente, entretanto, sem recuperar a cartilagem perdida.

AÇÃO DO PILATES
Como um dos principais sintomas de quem tem osteófito é a dor, o indivíduo geralmente entra em um ciclo: os movimentos e o padrão postural acabam comprometidos, conduzindo a um desequilíbrio e fraqueza muscular por compensação e desuso, que por sua vez, intensificam os dois primeiros citados e assim por diante.

O Pilates auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos, direcionados e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com foco especial na região afetada e no reequilíbrio dos grupos musculares.

Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada.

A melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro. E o Pilates também se mostra bastante efetivo para a prevenção.

fonte: www.flexuspilates.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

25 thoughts on “Pilates no tratamento e prevenção de Osteófitos (“bico de papagaio”)”

  1. Conforme constatado em consulta e pelos sintomas apresentados por meio deste site sofro de osteófito (bico de papagaio), no entanto como tratá-lo por Pilates, visto que esse tratamento, pelo menos onde moro, é inviável financeiramente, comparado a academias de natação e ginásticas da região?
    Preciso realmente realizar um tratametno para essa doença que tanto me incomoda.
    Abraçose um bom dia!

  2. gostaria de saber se existe um tratmento para osteófito(bico de papagaio) e qual será.

  3. Obrigado pela orientação, eu estava leigo no assunto. muito bom esclarecimento.

  4. Gostaria de saber se o tal tremor essencial pode ser decorrente da lesão das articulações, para quem tem bico de papagaio na cervical?

  5. Não só o pilates, mais uma infinidades de exercícios na cinesioterapia podem auxiliar, não na melhora do quadro, mas sim estabilizando, tem que se saber ezatamento o que se deve fazer senão os osteofitos podem aumentar, produzindo assim uma maior limitação dos movimentos, mesmo o pilates se for mal feito pode produzir efeito contrário

  6. Tenho uma filha de 14 anos que lhe foi detectado osteofitose somática anterior de L3 a L5 de grau um pouco mais acentuado no angulo antero-superior de L4. Há tratamento que cure totalmente ou ela terá este problema para sempre. Estou desesperada pois estou desempregada e o dinheiro e escasso e agora veio mais este problema.
    Agradeço desde já a atenção.
    E por favor elucidem me deste problema.

  7. Pessoas as clinicas escolas, que são clinicas das faculdades na area de fisioterapia talvez, possam resver os problemas. Pesquise na internet a faculdade, mais próxima de sua cidade e boa sorte.

  8. Boa noite,adorei o esclarecimento sobre osteofitos.
    Não imaginava que essa doença era tão incomoda
    pois foi preciso contrair para ver como éla inritante.
    Eu já cheguei até brincar com as pessoas mais velha com relação a essa doença,mais agora não brinco mais.Um grande abraço e obrigado pelo esclarecimento.

  9. Minha vó descubriu recentemente que tem bico de papagaio; mas ela ja sentia dores nas costas a algum tempo qual procedimento devemos tomar
    Aguardo resposta.

    Obrigada

  10. Oi, Eu tenho 2 pequenos desvios, 1 na lombrar e o outro um pouco acima da coluna cervical, descobri há uns 5 anos atrás,e agora estou com 3 bicos de papagaio no pescoço, e estou muito preocupada e com dor, gostaria de saber se tem conserto? se consigo alinhar essa vértebras novamente? Aguardo resposta, obrigada…

  11. Oi, minha mãe tem 65 anos e tem bico de papagaio, uncoartose nar vertebras c5 e c6 com certeza desvio na coluna pela postura dela isso é visível porque ela é bem corcunda. Além disso ela sente muitas dores nas costas, e nos braços, que por causa da coluna tem problemas nos nervos. Ela também tem dificuldades para andar porque ela ja quebrou o pé e ficou sequelas. Então, será que ela pode fazer pilates?

  12. Estou com osteófitos em vários corpos vertebrais. Coluna Lombo Sacra e preciso fazer fisioterapia. E gostaria que vocês me ensinassem qual a melhor maneira de me exercitar.

  13. TENHO OSTEÓFITOS NA NA CERVICAL E FAÇO RPG. ISSO ADIANTA? TENHO 56 ANOS

  14. eu procurei varios ortopedistas mas quando eu falo conto os meus ploblema eles dizem que eu nao tenho nada eu tenho sindrome do impacto no coxo femural discreto medula ossea derrame articula

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>