Especificidade de treinamento com Pilates

Especificidade de Treinamento com Pilates  

Professores de Pilates recebem diferentes tipos de clientes. Alguns buscam o Pilates por serem sedentários e procurarem melhorar o estilo de vida. Outros são esportistas ou praticantes de esportes e querem realizar um trabalho de treinamento e prevenção de lesões adaptado à modalidade.

O que o professor deve entender é que muitas vezes estes cliente já fazem um trabalho intensivo de treinamento específico, mas outras vezes o cliente considera como treino somente o jogo. Por exemplo, os golfistas: muitos deles jogam três vezes por semana porém não fazem treinamento físico. A unica atividade é o jogo propriamente dito. Nestas situações o Pilates entra como uma ferramenta de treino e não somente de prevenção de lesões.

A prática por si só de um esporte produz adaptações fisiológicas e bioquímicas que melhoram o rendimento nas habilidades específicas do esporte praticado. Por isso quem nada é adaptado para nadar, quem esquia é adaptado para esquiar e quem joga futebol de salão é adaptado para o futebol de salão.

Não podemos esperar que uma pessoa que nada muito bem, por exemplo, vá jogar futebol bem só por serem duas atividades aeróbias. A natureza das alterações ocorridas no corpo vai variar com a intensidade, duração e principalmente do modelo de treinamento.

Para qualquer atleta, quanto mais ele praticar sua modalidade maior ganho fisiológico ele terá. Porém, se não existe possibilidade de manter a frequência na prática, o treinamento físico específico é essencial para evoluir na preparação. Por exemplo, um cliente que esquia durante o inverno na America do Sul, não consegue praticar o ano todo na neve, porém um treinamento adaptado ao esqui, durante os meses de calor, fará com que sua habilidade seja mantida ou mesmo melhorada até a volta da temporada.
 
Com o Pilates o profissional pode auxiliar clientes que não podem treinar sua modalidade constantemente ou querem ter um ganho maior na performance. A vantagem do Pilates é que os exercícios são funcionais e seguros. Assim, o treino pode ser extremamente eficiente para qualquer esporte e sem risco de provocar lesões.

Confira este artigo completo clicando www.professorpilates.com.br.

Fonte: Africa Alarcon, instrutora de Pilates especializada em treinamento funcional para golfistas. Contato: africa@golfepilates.com.br

Professor Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text