Pilates: tratamento e prevenção de hérnias de disco

pilates: tratamento e prevenção para hérnias de disco 

A hérnia de disco é uma patologia da coluna vertebral relacionada ao deslocamento da parte interna do disco intervertebral para fora de seu lugar. Mas antes, vamos entender os conceitos. Entre as vértebras temos os discos intervertebrais, cartilagens fibrosas que acompanham o formato das vértebras e tem como função amortecer impactos, amenizar atritos e permitir maior mobilidade entre as vértebras.

Devido à força da gravidade, tensão do dia-a-dia, vícios/desvios posturais, envelhecimento ou tipo de movimento realizado pelo indivíduo, o espaço entre essas vértebras diminui e o disco é pressionado e até desgastado. Quando este desgaste é muito grande pode ocorrer uma ruptura no anel (a parte externa do disco), deslocando o núcleo discal para fora. Geralmente esse fragmento do disco que escapa comprime alguma(s) raíz(es) do nervo ciático, causando dor em uma das pernas. Dores musculares, pela compensação postural, e formigamntos nos braços também pode acontecer.

Em muitos casos de comprometimento intenso da raiz nervosa, é indicado a cirurgia. Em outros, o tratamento da hérnia de disco pode ser através de mdicamentos que reduzem a dor e a inflamação, além de fisioterapia. Entretanto, muitos médicos vem indicando a prática de PILATES como parte do tratamento devido aos excelentes resultados que o método vem proporcionando a este público também.

O PILATES promove a estabilização da hérnia de disco, possibilitando uma vida saudável e sem dor. O método se fundamenta, entre outros, nas forças centrais do corpo – CORE – que inclui o complexo lombar pélvico dos quadris, ou seja, esses grupos musculares centrais vão absorver grande parte do impacto, estabilizando sobretudo as articulações da coluna. Além de restabelecer os espaços intervertebrais através do fortalecimento e alongamento dos grupos musculares, resultando em uma maior proteção dos discos intervertebrais e alinhamento da postura adequada. Desta forma, os sintomas que tanto incomodam tem uma melhora significativa, possibilitando as práticas das atividades da vida diária e profissional de forma satisfatória e segura.

fonte: www.flexuspilates.com

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

26 thoughts on “Pilates: tratamento e prevenção de hérnias de disco”

  1. Tenho 2 hérnias de disco e 1 cisto na cervical
    no momento estou em crise
    estou fazendo fisioterapia mais gostaria de saber
    si posso fazer pitaes?

    abraço…

  2. Tenho 25 anos e a quase 2 anos entrei em crise por causa da hérnia de disco, a unica atividade que faço é jogar futebol, e estou fazendo também fisioterapia(apenas alongamentos) tem algum problema continuar fazendo esse tipo de atividade para minha coluna??

  3. Tenho uma hernia na lombar. Fazia sessoes de hidroterapia , mas não ocorria bons resultados. Uma nova consulta, com novo medico e recebi a orientaçao para fazer pilates. Estou há dois meses sem sentir dor. Isso tdo depois de aquentar 5 meses de crise. Experimentem foi o melhor resultado pra mim

  4. Olá,tenho 37, há 2 meses descobri que tenho uma hérnia de disco(extrusão) no nível L4-L5 com migração podálica.Meu neuro disse q meu caso é ciruúrgico, se tratasse com pilates resolveria meu caso sem fazer a cirurgia?Caso resolva fazer a cirurgia o pilates mesmo assim é indicado ? Um abraço!!!

  5. Olá, tenho 29 anos , há 8 meses descobri que tenho uma hérnia de disco(extrusão) .Meu neuro disse q meu caso é cirúrgico, fiz a cirurgia há 2 meses não melhorei nada pelo contrario so piorou gostaria de saber se posso fazer pilates? e se posso voltar trabalhar com peso e dirigindo o dia todo pois no meu trabalho eu faço as duas coisas.

  6. descobri que a hérnia de disco a oito meses, senti quando houve um estiramenmto na região lombar quando trabalhava, sou Cinegrafista, e para mim essa hérnia tem sido um tormento, pois uso movimentos da coluna para realizar movimentos de câmera. então procurei o especialista, e foi endica fisioterapia, mas nada adiantou, tomei varios tipos de antiflamatorios também nada adiantou. fiz a ressonancia e o médico endicou a cirugia. NÃO IREI FAZER. foi então que resolvi pesquisar por outras posssibilidades de tratamento. foi então que descobri a chá da semente de sucupira, e cloreto de magnésio , ás dores deminuiu em 70% hoje me sinto melhor.

  7. descobrir em jan/11 que tenho duas hérnia de disco, creio que isso se deu em 2008 em sc quandro entrei numa academia e fiquei apenas um mês e, neste período peguei muito peso sem acompanhamento do profissional, depois disso andei sentindo coisas horríveis no meu corpo, os pés muito quentes, meu tórax ficava e ainda fica muito quente, do lado esquerdo do meu sinto coisas estranha estranha tipo fisgada inclusive no meu pescoço outra coisa emagreci isso é comum acontecer?

    obrigado moacir

  8. descobrir em jan/11 que tenho duas hérnia de disco, creio que isso se deu em 2008 em sc quandro entrei numa academia e fiquei apenas um mês e, neste período peguei muito peso sem acompanhamento do profissional, depois disso andei sentindo coisas horríveis no meu corpo, os pés muito quentes, meu tórax ficava e ainda fica muito quente, do lado esquerdo do meu corpo sinto coisas estranha tipo fisgada inclusive no meu pescoço outra coisa emagreci isso é comum acontecer?
    já estou fazendo RPG e depois disso além da postura o que devo fazer para evitar de sentir estas fisgadas, não sinto dor apenas fisgadas.

    obrigado moacir

  9. Tenho 17 anos, e descobrir a 5meses que tenho uma hernia de disco, chorei muito pois tão nova e ja com uma doença assim, o médico recomendou a fazer hidroginastica, e fiz, so que onde dava pra eu fazer só tinha mulheres com uma idade mais avançada, e eu era a única adolescente, chorava muito por causa disso. Agora quero saber se posso fazer pilates?

  10. Descobri que tinha duas hernia de disco em março de 2010, na L4L5, e na L5S1…Depois de quase um mes de cama em repouso para desemflamar o nervo,pois sentia fortes dores na perna, comecei a fazer hidroterapia…mas continuei sentindo dores….dai pesquisei na net e vi varios exercicios de alongamento para lombar….hoje sinto-me bem melhor….quase não sinto dores…fiz algumas aulas de pilates e estou adorando…tenho percebido a diferença

  11. Olá tenho hernia de disco na c5 c6,gostaria de saber se é indicado fazer pilates de solo,além da hernia tenho bursite ,tendinite e tenossinovite do lado esquerdo,por isso as crises são mais intensas.
    Muito obrigado

  12. oi tenho 45 anos a 2 anos descobri que tenho duas hernia de disco.coluna cervical abaulamento discal difuso em C5-C6,tocando a face ventral do saco dural

    coluna lombar abaulamento discal difuso em L4-L5 e L5-S1contactando a face ventral do saco dural,condicionando redução da amplitude dos foramens neurais correspondentes.

    OBS: Remédio nenhum passa a dor,o Pilates resolve o meu caso. obrigada.

  13. Bom dia, gostaria de saber se caso chego ao fim de um tratamento de PILATES eou seja ja recuperado poderia voltar ao dia a dia trabalho com um produto que pesa em torno de 50 Kilos pego este peso quase todos os dias minha ernea de disco é lombar e desgaste na T1, o que me recomendaria obrigado.

  14. oi!
    gostaria de saber se o futebol de salão prejudica minhas hérnias de disco na coluna lombar, pois tenho crises

  15. Descobri a hérnia – L5 – S1 à 7 meses , 50 sessões de fisio, 10 de hidro, só foi melhorar mesmo após a 1ª consulta com Osteopata, maravilhoso, após 3 sessões sinto bem menos dor.

  16. Caro Reinaldo, sobre o seu comentário em 14/Fev/2012, que sentiu melhora significativa já nas primeiras sessões de osteopatia. Estou curioso para saber como você está hoje, pois também tenho tido dores irradiadas para a perna direita como resultado de uma hénia L5-S1. Tenho feito fisioterapia, mas o progresso é lento e de altos e baixos. Há dias que estou muito bem (quase sem dor), mas há dias que a dor irradiada para a perna incomoda.

  17. descubri que tenho ostoporose e o meu ortopedista pediu resonancia magnetica ele acha que eu estou com uma hernia disco queria saber se eu posso fazer pilates.

  18. Olá, gostaria de saber se quem tem hérnia de disco pode fazer movimentos de flexibilização??
    Ou vai depender se a hérnia é anteriorizada ou posteriorizada?

  19. Oi Valéria, não sou profissional da área, mas tenho hérnia L5-S1. Em minha opinião e experiência própria, quaisquer atividades ou movimentos que exijam de sua coluna vertebral, sobretudo se apresentar herniação, deve ser sempre discutida diretamente com profissionais competentes e experientes, i.e., neurocirurgião, ortopedista e fisioterapeuta.

  20. Oi, tenho hérnia de disco lombar e gostaria de saber se poderei continuar jogando bola, correndo e malhando ??

  21. Olá, João, tudo bem?

    Consultamos nossa fisioterapeuta para responder à sua dúvida:

    A hérnia discal é a herniação do núcleo pulposo através do anel fibroso, constituindo-se como uma das principais causas de dor lombar. É importante que você procure um ortopedista para avaliar se esta hérnia esta comprimindo alguma raiz neural ou algum tecido. Apenas após uma avaliação do seu quadro clínico que seu ortopedista ou fisioterapeuta poderá te dizer se você poderá continuar praticando suas atividades.
    Normalmente não é aconselhada nenhuma atividade de impacto para que esta hérnia discal não aumente, e para não aumentar a sua dor na região, mas lembre-se, depende muito do seu quadro clínico atual.
    Pense em atividades em que você consiga os seguintes itens:
    - Melhorar e/ou atenuar as alterações posturais como hiperlordose, hipercifose e escolioses (caso as tenha);
    - Aumentar os espações entre as vértebras, através de trações;
    - Restaurar a nutrição dos discos preservados, como mobilizações articulares;
    - Promover estabilidade articular com exercícios de força.
    Porém, os exercícios devem ser traçados contra o padrão de deformidade da alteração angular da coluna. Indicamos que você faça Pilates com um profissional qualificado para fortalecer o “core” (centro) que irá ajudar a estabilizar a hérnia.

    Abraços!

  22. Gostaria de saber qual método é mais eficaz na hérnia de disco; PILATES OU HIDROTERAPIA, pois perdi a força muscular nas pernas.

  23. Olá Dalva!

    Primeiramente é necessário saber em qual região da coluna está localizada a sua hérnia discal, para te orientar de uma forma mais precisa. Por linhas gerais, tanto o Pilates quanto a hidroterapia são excelentes para esta patologia. Veja as informações segundo a fisioterapeuta Fernanda Misquevis:

    Hidroterapia: Possui importantes propriedades físicas, como densidade, gravidade específica, pressão hidrostática e flutuação. Seus benefícios são alívio da dor e espasmos musculares, melhora da circulação sanguínea, promove o relaxamento muscular, diminui edema e facilita a execução de movimentos na água.

    Pilates: O Pilates tem gerado excelentes resultados devido ao estímulo dos músculos associados ao “CORE” – centro de força do corpo que sustenta a coluna (reto abdominal, oblíquos internos e externos, transverso do abdômen, glúteos máximo, períneo, grande dorsal e quadrado lombra). São estes grupos musculares que absorvem grande parte do impacto, estabilizando sobretudo as articulações da coluna, além de restabelecer o equilíbrio muscular. Desta forma, os sintomas proveniente da hérnia de disco têm uma melhora significativa.

    É muito importante você consultar o seu médico ou fisioterapeuta para verificar qual a melhor atividade para o seu caso, lembrando que casa pessoa se adapta a um método.

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>