Pilates: dicas para a primeira aula de seu aluno

 Pilates: dicas para a primeira aula de seu aluno

Geralmente os estúdios de Pilates oferecem um aula experimental cortesia aos clientes interessados em conhecer a modalidade. São nessas aulas, muitas vezes, que o instrutor capta o aluno.

Vamos pensar então como esta aula pode ser organizada em termos de conteúdo e didática.

Um elemento importante quando o aluno chega é fazer com ele uma pequena anamnese: saber se sente alguma dor, se veio por recomendação médica, curiosidade ou outros motivos; saber se pratica ou praticou atividade física e quais foram. Esse pequena avaliação ja dará ao professor um direcionamento em relação aos maiores objetivos do candidato ao aluno bem como suas limitações.

Vamos considerar que estamos diante de um aluno clássico: não conhece o Pilates na prática, sente muita tensão nos ombros e lombalgias esporádicas, mas não apresenta nenhum problema mais severo. Já praticou Musculação e ginasticas de academia. Como grande parte de nossos alunos tem aumento da lordose lombar e aumento da cifose torácica.

O que você pode oferecer para ele em uma aula?

Muitas vezes o professor opta por fazer uma série de exercícios já entrando no repertório, passeando por todas as máquinas, sugerindo correções difíceis de serem compreendidas num primeiro momento.

Minha sugestão é a seguinte: mostrar o que o Pilates realmente tem para oferecer, de melhor, ou seja:

• elementos de estabilização da coluna vertebral com desafios de MMSS e MMI
• mobilidade da coluna em locais que não costumam se mover habitualmente (flexões lombares e extensões torácicas)
•trabalho de MMSS e MMII nas máquinas focando mais em dissociação e postiura do que em força

Acredito que o aluno deva sair da aula com uma sensação de bem estar, corpo mais presente como um todo, especialmente o centro e acoluna vertebral. A idéia é que ele sinta que o Pilates pode oferecer movimentos que vão facilitar o encontro de uma boa postura de maneira agradável.

Confira este artigo na íntegra, com exemplos práticos de exercícios, acessando www.negociopilates.com.br/dicas.php#1 e no blog www.professorpilates.com.br

Autor: Silvia Gomes, educadora física especialista em Biomecânica e instrutora de Pilates. Para conhecer mais sobre o trabalho da autora, acesse www.silviagomes.com.br e www.pilatespaco.blogspot.com

Professor Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

4 thoughts on “Pilates: dicas para a primeira aula de seu aluno”

  1. gostava que me desse uma informação por favor, útil para mim, e para outros participantes. Num estúdio , qual , o nr ideal, saudável, de alunos de forma a que o prof de Pilates possa dar alguma atenção e proceder a correções posturais?
    Muito obrigada

  2. Oi, Maria. Tudo bem? Normalmente, recomenda-se manter um máximo de três alunos por aula. Desta forma, o instrutor poderá prestar um atendimento individualizado e dar atenção às necessidades de cada aluno, observando os movimentos e corrigindo os exercícios sem comprometer a eficácia da aula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>