Extensões de ombro no Pilates: auxílio na organização da postura

Extensão de ombro no Pilates: auxílio na organização da postura 

As extensões dos ombros são exercícios extremamente importantes no ambiente de Pilates pela sua eficácia no processo de organização postural. Elas aparecem em vários momentos do repertório em diferentes situações, cadeias, decúbitos, desafios.

Os músculos extensores dos ombros, ou seja, da articulação escápulo umeral são o redondo maior, redondo menor, porção posterior do deltóide e grande dorsal.

Se colocarmos a mão esquerda sobre a “ponta” do ombro direito estaremos com a mão sobre parte da escápula (mais precisamente o acrômio). Muito bem, a extensão do ombro é o movimento de levar o braço para trás. Quando executamos este movimento, muitas vezes, acabamos projetando a tal da escápula para cima e para frente e “enrolamos” nosso ombro.

Quando essa situação se repete mais e mais acabamos mantendo esse ombro enrolado, com sua musculatura tensa (claro que associada também a uma musculatura peitoral encurtada pela falta de alongamento e mais nossas histórias de vida) e desta forma, encontramos uma postura inadequada.

Quando realizamos o movimento buscando a forma correta, contribuímos para uma reorganização do ombro e da postura.

 Autor: Sílvia Gomes, educadora física especialista em Biomecânica e instrutora de Pilates

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One thought on “Extensões de ombro no Pilates: auxílio na organização da postura”

  1. Tenho encurtamento no ombro , quais os exerc´cios de pilates que posso fazer para melhorar , obrigado pela dica….
    Sergio….

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