Pilates: entenda melhor o The Hundred

Pilates: entenda melhor o  

Os exercícios do Método Pilates têm nome próprio e objetivos específicos, vamos falar sobre um dos mais conhecidos e básicos: o “The Hundred” é considerado o aquecimento de uma aula, é sempre o primeiro exercício a ser executado, seja no MAT ou nos Aparatos.

Foi chamado também de breathing exercise, o exercício da respiração, que significa alterar os padrões circulatórios, “esquentar” o corpo em preparação aos exercícios subsequentes através da respiração; ‘despertar’ o powerhouse, é outro objetivo do exercício.

A respiração é fundamental no Método Pilates para que haja uma execução ideal e recrutamento da musculatura profunda. Ao iniciar no Método, deve-se aprender como respirar corretamente por meio da inalação e exalação profunda e completa.

O próprio Joseph  Pilates exemplificou a respiração orientando que, ao esvaziar completamente os pulmões, mais espaço teríamos para a entrada de novo ar. A respiração correta procura atingir e manter o padrão máximo de saúde, bem como ativar a circulação e levar o foco de atenção ao powerhouse, do corpo em movimento.

Além disso, busca recrutar o músculo transverso abdominal, através da expiração forçada, a fim de dar suporte para todo o grupo abdominal e estabilização de coluna lombar e pélvica, favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais.

A respiração, que é o foco principal do exercício “The Hundred”, é feita em cinco tempos para a inspiração e cinco tempos para a expiração, fazendo um ciclo de respiração completa; esta contagem e o ritmo são orientados pelo instrutor, executados em um total de dez ciclos, o que resulta em cem/hundred.

O objetivo desta respiração profunda é a melhora da capacidade cardiorespiratória, a ativação do powerhouse e do músculo transverso do abdome. O objetivo do exercício é realmente aquecer o organismo, prepará-lo, inverter o padrão circulatório, expulsar o ar residual.

Joseph Pilates, que denominava seus exercícios como transformadores de uma circulação preguiçosa, dizia que a limpeza do corpo ocorre através da circulação sangüínea.

No “The Hundred” deve ocorrer um aumento da freqüência cardíaca, fazendo com que a circulação leve sangue rico em oxigênio para todas fibras musculares, aumentando também a oferta de sangue no cérebro estimulando assim, as funções mentais.

A importância deste exercício específico do Método Pilates, inserido no contexto de benefícios, é a estabilização da coluna, a força, a flexibilidade, a propriocepção, a reeducação postural e a reabilitação, ou seja, ativar o powerhouse; tendo como foco principal sempre, a saúde e o bem estar do aluno/paciente. No total, são acionados em torno de 90 músculos neste exercício, dependendo da posição adotada para a execução.
 
Bertherat & Bernstein (1980, p.14) ressaltaram:
 
“Nosso corpo somos nós, é nossa única realidade perceptível. Não se opõem à nossa inteligência, sentimentos, alma. Ele os inclui e dá-lhes abrigo. Por isso tomar consciência do próprio corpo é ter acesso ao ser inteiro, pois corpo e espírito, psíquico e físico e até força e fraqueza, representam não a dualidade do ser, mas sua unidade”.
Autor: Profª Esp. Fabiana Bulgarini d’Elci Gerhardt

Fonte: clicrbs.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>