Pilates x Yoga

Pilates x Yoga  

Nos últimos anos, o Pilates ganhou bastante popularidade, embora muitos ainda o confundem com yoga. Embora eles partam do mesmo princípio, que é desenvolver, tonificar e fortalecer os músculos do corpo inteiro usando a própria resistência do corpo, há diferenças profundas entre as duas práticas.

Yoga é uma prática milenar, originada na Índia há mais de 5 mil anos. Algumas posturas do Pilates foram inspiradas na Yoga, mas a técnica foi desenvolvida há cerca de 80 anos, pelo alemão Joseph Pilates.

O método Pilates é um sistema complexo de exercícios efetivos, mas suaves, de condicionamento e correção postural. No princípio foi largamente praticado por bailarinos e ganhou atenção da massa nos últimos anos, em grande parte devido aos efeitos estéticos e funcionais que causa aos seus praticantes.

Yoga é um estilo de vida, em vez de simplesmente um exercício. É conhecida como o caminho para o bem estar físico e mental. Inclui desde posturas físicas, alimentação saudável, respiração, relaxamento e habilidades de meditação.

O método Pilates concentra-se principalmente no fortalecimento do núcleo de resistência do organismo e alongamento da coluna vertebral. Além de ser uma ferramenta valiosa para aumentar a força, a definição e a correção postural.

A Yoga visa trabalhar o corpo de forma igual e unir o corpo com a mente e o espírito. Yoga é muitas vezes considerada terapêutica, quando comparado ao Pilates, pois ajuda as pessoas a encontrarem harmonia e libertarem o stress.

Embora a respiração e a concentração são fundamentais para ambas as práticas, o yoga emprega o fôlego em um nível mais profundo. Uma ligeira diferença pode ser obeservada no fato e que o Pilates instrui a inspirar pelo nariz e exalar pela boca, enquanto no yoga é ensinado a inspirar e expirar pelo nariz apenas.

A Yoga tem muitos estilos diferentes, mas todos são geralmente realizadas em grupo sobre um colchonete individual, com o auxílio de um instrutor de yoga.

Já o Pilates, apesar de possuir uma gama completa de trabalho de solo, é conhecido por seus aparelhos equipados com molas que trabalham força, resistência e alinhamento do corpo.

fonte: http://www.pilatesinsight.com

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Pilates x Yoga”

  1. Sou professora de yoga e gostei muito da matéria.
    Namastê
    Marcia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>