Pilates: alívio para a lombalgia crônica

Pilates: alívio para a lombalgia crônica  

A lombalgia é a dor localizada na região lombar, que pode ser aguda, resultado de alguma injúria tecidual, ou crônica, quando já não tem a função de alerta do organismo frente a uma lesão e já está presente a mais de 03 meses.

A sua origem está relacionada com distúrbio mecânico crônico, relacionados aos esforços excessivos, má postura, alterações funcionais ou em decorrência a um movimento brusco da coluna. O tratamento inicial é analgesia, em seguida, na fase crônica, reeducação postural através de exercícios de alongamento, fortalecimento, alinhamento e reestruturação corporal.

A aplicação do Método Pilates em pacientes que apresentam este quadro, primeiro como fisioterapia e posteriormente como hábito através da prática constante, pode colaborar para uma significativa diminuição da lombagia crônica.

Estudos realizados com mulheres na faixa dos 25 aos 30 anos, constataram uma diminuição de 80% nos níveis da lombalgia crônica das participantes que se submeteram ao tratamento baseado no método Pilates.

O Método Pilates, objetiva, com a execução dos seus exercícios e fidelidade aos seus princípios, proporcionar um bom condicionamento físico e mental, integrando o corpo e a mente, ampliando a capacidade de movimentos, aumentando o controle, a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal.Como um sistema de exercícios que trabalha o corpo como um todo, o Pilates corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

fonte: www.wgate.com.br

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

One thought on “Pilates: alívio para a lombalgia crônica”

  1. Olá.
    Tenho apenas 23 anos… e sofro de terriveis dores na costa (lombar) desde Janeiro.
    Após uma consulta fui informada sobre o meu sedentarismo e que era a principal causa, o dificil vai ser arrumar tempo para fazer algumas coisa durante a semana. Afinal Trabalho e estudo, como milhoes de pessoas, vejo no pilates um ótima opção para se exercitar em casa, mas tenho receio de fazer algo errado e prejudicar meu quadro mais ainda, estou passivel desse risco?! ou é possivel praticar em casa?
    Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>