Pilates e os Esportes de Alto Nível

Pilates e os esportes de alto nível 

Há muitos anos o Pilates vem ajudado atletas tanto na melhora de performance quanto na recuperação de traumas, devido a manutenção de força e flexibilidade no periodo de recuperção da parte lesionada. A melhora de performance acontece devido a melhora da eficiência do movimento. Um movimento mais eficiênte pela sua mecânica correta tem um desgaste calórico menor fazendo com que o atleta possa manter a mesma performance por um período mais prolongado.

Há também um desgaste muscular menor levando a um aumento da potência e da resistência, diminuindo os movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões. Além disso o Pilates vai fortalecer o centro do corpo, o abdomem e os músculos de sustentação da coluna, você retreina o corpo a começar os movimentos pelo centro que estará mais forte e melhor organizado. Tudo isso aliado a melhora da propriocepção e equilibrio junto com a flexibilidade poderão fazer a diferença entre o primeiro e segundo lugar.

Uma gama extensa de esportes pode se beneficiar, como atletismo, ballet, basquete, beisebol, equitação, futebol, ginástica artística, golf, natação, patinação, triathlon, vôlei, entre outros.

Como mostrado este mês, aqui no Revista, já existem cursos de Pilates específicos para jogadores de Gol, cavaleiros e amazonas,jogadores de futsal, etc. Algumas equipes de Vôlei e Basquete colocaram o Pilates de solo como parte do treinamento com um ótimo resultado. Imagine um corredor que a cada passada aumenta um centímetro devido a uma melhora na flexibilidade, no termino da prova estará metros a frente sem ter alteradado na velocidade ou força! Some a isso uma melhor respiração, ombros mais soltos e relaxados… o resultado poderá ser surpreendente!

Mas lembre-se, procure sempre a ajuda de um profissional qualificado. Muitos assistem fitas ou DVDs de Pilates e acabam se lesionando por não estarem realizando corretamente o movimentos. O Pilates é muito mais do que o movimento em si, é um conjunto de princípios desde como respirar e como se conectar com o seu próprio corpo.

fonte: tatipilates.wordpress.com

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>