Pilates e Hipismo: um salto para a boa postura

 Pilates e Hipismo

Postura, alongamento, fortalecimento, prevenção de lesões e manutenção do condicionamento físico! Parece mentira, mas todos esses benefícios estão reunidos em uma só técnica: o método Pilates.

A prática de treinamentos vigorosos ou repetitivos causa stress nos músculos esqueléticos, onde a dor é o principal sintoma durante e/ou depois do exercício. Stress repetitivo causa uma resposta inflamatória nos tecidos podendo levar de simples até graves traumatismos a problemas de saúde por toda vida.

A procura de praticantes de hipismo pelo método Pilates vem aumentado a cada dia. Suas principais queixas são: dores na coluna, ombros, tensão, lesões, stress e má postura.
 
Problemas como esses podem desestruturar nosso corpo de tal maneira que algumas partes do organismo perdem suas funções normais dando origem a patologias, que em alguns casos impedem a realização de atividades esportivas, cotidianas e até mesmo recreativas.

O Método Pilates não é uma solução milagrosa para esses problemas. Mas pode auxiliar com muita eficácia, revertendo, melhorando ou atenuando os sintomas.

A ênfase no trabalho da musculatura abdominal auxilia a respiração e estabiliza o corpo, fator importante para a mobilidade articular, principalmente, da coluna vertebral. A partir daí sucede-se o trabalho sobre os grandes grupos musculares, que consiste em nossa cadeia muscular superficial e visível que proporciona definição, alongamento, postura entre outros benefícios físicos subseqüentes.

O Método Pilates além de ser uma “malhação” mais saudável, hoje também é a indicação mais completa e avançada para patologias músculo-tendíneas com alívio gradual da dor e prevenção da possibilidade de novas crises.

“Procurei Pilates por sentir dores nas costas, que é muito comum para praticantes de hipismo. Hoje após cinco meses, e praticando uma vez por semana, já não sinto dores, além da visível melhora do equilíbrio sobre o cavalo. Gostaria de praticar Pilates mais vezes, mas infelizmente falta-me tempo. Coincidentemente após o inicio da pratica de Pilates, meus resultados melhoraram muito, inclusive, com a conquista da principal vitória em minha carreira: o Grande Premio do CSI-W Indoor 2006”, relata o cavaleiro e instrutor da Sociedade Hípica paulista, José Luiz de Carvalho.

Fonte: http://www.manegerefugio.com

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>