Pilates: preparando o corpo para a maratona de carnaval

Pilates: preparando o corpo para a maratona de carnaval  

O Carnaval é só no final do mês, mas a preparação já começa agora. Afinal, para aguentar o pique de cinco dias consecutivos de folia só mesmo com uma alimentação balanceada, hidratação e muito exercício físico.

Para Raphael Leiria de Castro, fisioterapeuta e diretor da Ação Pilates, o segredo é escolher bem os tipos de exercícios, respeitando os limites do corpo, para evitar lesões.

“Assim como se faz aquecimento antes de qualquer jogo ou atividade física, é importante preparar o corpo para a maratona de carnaval. Por isso as técnicas que trabalham a resistência física são as mais indicadas. Elas vão permitir ao folião sentir menos os efeitos da quarta-feira de cinzas”, brinca Raphael. Segundo ele, com o pilates, o praticante consegue obter, principalmente, um bom fortalecimento muscular. É que a técnica pode ser tão pesada quanto a musculação, mas trabalha paralelamente características como respiração e postura.

Outro benefício do Pilates é a estimulação do sistema circulatório, aumentando a atividade da corrente sanguínea e liberando endorfina – substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Por ser tão benéfico e realizado por profissionais especializados, o pilates é indicado também para crianças, idosos e até gestantes.

Outra boa opção é o aparelho power plate, sucesso no estúdio. A plataforma vibratória estimula a resposta natural do corpo à vibração – as ondas de energia emitidas ativam entre 25 e 50 contrações musculares por minuto. Ou seja, o power plate funciona como um acelerador do metabolismo, ideal para quem tem pouco tempo para entrar em forma.

De acordo com o fisioterapeuta, são necessários apenas 15 minutos, três vezes na semana, para perceber os efeitos dos exercícios no aparelho. “O trabalho no power plate pode ser feito de forma isolada ou combinada com outra técnica, como o pilates por exemplo”.

E para estar em forma no Carnaval, a sugestão é mesclar as duas técnicas, pois há pouco tempo para a preparação e o combinação ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo e o processo de tonificação muscular. Depois é só cair na folia!

Fonte: Janaina Salles

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>