Pilates: Reabilitação para a vida

Pilates: reabilitação para a vida 

O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam a prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes.

O Pilates pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, seqüelas neurológicas decorrentes de AVC’s (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é também bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.

Os atendimentos de Pilates voltados para a parte de reabilitação vão fazer uso de acessórios como bolas de diferentes dimensões, faixas elásticas, rolos, discos de propriocepção, bastão, entre outros. Porém no início do processo de reabilitação se recomenda iniciar os exercícios nos equipamentos de mecanoterapia: Chair, Cadillac, Reformer, Wall Unit e Ladder Barrel. Estes equipamentos são facilitadores, com a função de auxiliar a realização do movimento consciente ao estimular e desafiar a execução de forma tanto assistida como resistida.

Os exercícios no solo, sem equipamentos, são mais recomendados para pessoas que apresentam um domínio maior do seu corpo, pois são considerados exercícios mais avançados. O Pilates é bastante recomendado na reabilitação da condromalácia patelar, artroses, artrite reumatóide, e em disfunções músculo-esqueléticas como síndrome do piriforme, escoliose, estenose do canal vertebral,  dor crônica na coluna lombar,  fibromialgia, entre outros… Lembrando que o Pilates com objetivo de reabilitação e fisioterapia só pode ser orientado por fisioterapeutas e em atendimentos individualizados.

Autor: Dra. Bárbara Freiberger Schaefer – fisioterapeuta

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

One thought on “Pilates: Reabilitação para a vida”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>