Revista Pilates em prol da doação de sangue!

Revista Pilates em prol da doação de sangue! 

 25 de novembro – Dia nacional da doação de sangue!

A ciência avançou muito e fez várias descobertas, mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano, e por isso, sempre que uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue para sobreviver ela só precisa contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido , sigiloso e seguro. Mas apesar de simples, é um gesto que vale a vida!

Para doar sangue é necessário ter mais de 18 e menos de 60 anos, pesar acima de 50 kg. Você não pode ser doador se tiver anemia, diabetes, tiver tido hepatite e malária, ter recebido transfusão de sangue nos últimos 10 anos, sofrer de epilepsia e ter feito tatuagens e colocações de piercing no último ano. Mulheres grávidas, que estejam amamentando, que deram à luz ou sofreram aborto a menos de 3 meses também não são aptas a doar.

Antes da doação o candidato passa por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. As recomendações pós-doação é tomar bastante líquido, e evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas.

Após cada doação são realizados os seguintes exames no sangue do doador:Tipagem sangüínea ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; Teste de Coombs Direto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr e outros sistemas; Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II. Todas as vezes que você doar sangue serão feitos todos esses testes, e você receberá o resultado em cada doação.

O Estado do Acre promoveu recentemente uma semana de Orientação à Saúde, onde empresas privadas puderam colaborar juntamente com orgãos públicos. Na ocasião, o Hemoacre organizou uma coleta de sangue em unidade móvel, no local do evento. Uma academia e uma clínica de fisioterapia ofereçam aulas de Pilates gratuitas para a comunidade durante o evento. São exemplos de cooperação social que podem ser seguidos em todas as regiões do pais.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>