Pilates com outras atividades melhora o rendimento

Pilates com outras atividades melhora o rendimento  

Fazer atividade física é condição primordial para manter a saúde em dia e o corpo em boa forma.

E não faltam opções nas academias e nos estúdios que oferecem pacotes para a prática de diferentes modalidades.

O Pilates é uma das técnicas mais aplicadas. Aliado a outros tipos de terapia, traz benefícios diferentes para quem pratica. Tem para todos os gostos, dos exercícios mais dinâmicos aos mais estáticos.

Para Raphael Leiria de Castro, fisioterapeuta e diretor dos estúdios Ação Pilates, a dica é mesclar as atividades, com exercícios mais pesados e técnicas de relaxamento. O equilíbrio fará com que o corpo responda melhor aos exercícios e o resultado aparecerá com mais rapidez. Um bom exemplo disso é a soma do pilates com o RPG (Reprogramação Postural Global) no tratamento de pessoas com patologias mais sérias ou dores crônicas, principalmente na região da coluna.

“O RPG trabalha o reequilíbrio do corpo, pela realização de posturas específicas da técnica. O pilates irá fazer a manutenção dessa posição, auxiliando com o ganho muscular, o que possibilitará ao paciente sustentar melhor a coluna. A indicação inicial é de duas sessões: uma de pilates com uma de RPG. Após a melhora da dor, o ideal é fazer pilates duas vezes por semana e RPG apenas uma. Quando a pessoa estiver totalmente recuperada da patologia, indica-se manter mensalmente o RPG, além das duas sessões semanais de pilates”.

Quem tem um trabalho estressante e se cansa só de pensar em se exercitar, a dica é mesclar o pilates com massagens relaxantes, como a ayurvédica ou a de bambu. Segundo o fisioterapeuta, essas pessoas podem apresentar leves dores nas costas, no pescoço, nas pernas, e a massagem ajuda a amenizar esse mal estar. A prática do pilates, nesse caso, entra como um exercício de fortalecimento muscular e melhora postural.

Já a combinação do pilates com a drenagem é indicada principalmente para as grávidas, pois melhora a circulação, evitando o inchaço comum no período de gestação. As futuras mamães também se beneficiam com o trabalho postural e muscular, pois ajuda na sustentação do peso da barriga. A quantidade e a intensidade das aulas vão depender da condição física da gestante.

Outras indicações:

Pilates + drenagem linfática: ajuda na diminuição das medidas corporais e no combate à celulite.

Indicação: duas sessões de pilates com uma de drenagem. Podendo ser, inicialmente, duas sessões de drenagem por semana.

Pilates + Power Plate (plataforma vibratória): auxilia no ganho de massa muscular, acelerando o processo de definição da musculatura. A junção do pilates, mais dinâmico, e do Powerplate, mais estático, mantém o metabolismo mais acelerado.

Indicação: duas aulas de pilates por semana, com mais 15 minutos no power plate em seqüência.

Autor: Janaína Salles – janasalles@yahoo.com.br

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One thought on “Pilates com outras atividades melhora o rendimento”

  1. estou na segunda aula de pilates, e estou adorando a modalidade, trabalha todos os musculos,estou fazendo por indicação médica, tenho hérnia de disco.

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