Pilates debaixo d’água é uma das novidades para o verão

Pilates debaixo dâ??água é uma  das novidades para o verão  

Cada vez fica mais popular a técnica de Pilates. Os benefícios da atividade atraem novos adeptos todos os dias e esse número tende a aumentar ainda mais nesse verão. Afinal, a novidade é Water Pilates, que, como o próprio nome já diz, é a prática do método dentro d’água. A inovação, que começa a conquistar o Brasil, já está difundida em diversas partes do mundo, inclusive foi citada em seriados norte-americanos, como Sex and the City.

“O Water Pilates é um programa que adapta criativamente exercícios de Pilates para a piscina. Alonga-se o corpo inteiro com exercícios e condicionamentos”, ressalta a fisioterapeuta Marcela Batistuta, instrutora da técnica. Segundo a especialista, a metodologia aplicada na água é praticamente a mesma da tradicional, baseada em seis princípios: concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência do movimento.

Pilates debaixo dâ??água é uma  das novidades para o verão 

Os 50 exercícios principais podem ganhar variações e atingir o total de 180. “Uma seqüência de movimentos controlados e precisos, em diversas posições, proporciona alongamento e fortalecimento muscular”, explica a fisioterapeuta. Enquanto que no método tradicional são utilizados aparelhos especiais para a execução dos movimentos, na piscina o sucesso do treino é garantido pela própria água, com acessórios comuns, como bolas e macarrão, e outros especialmente criados para atender o Pilates. As aulas podem ser individuais ou em grupo.

Conforme ressalta Batistuta, são várias as vantagens do Water Pilates. Afinal, a água evita o impacto sobre músculos, articulações e tecidos. “Além disso, o praticante se sente mais seguro, porque a temperatura e a falta de gravidade facilitam os exercícios, o que favorece a mobilidade e a coordenação”, conta a especialista.

O método, de acordo com a fisioterapeuta, é indicado para quem sofre lesões ou problemas musculares, gestantes, para idosos e para quem está empenhado em perder alguns “quilinhos” extras. “A cada sessão, há uma queima estimada de 300 calorias”, destaca a instrutora. Entre os outros benefícios para os praticantes da atividade estão: aumento da flexibilidade, da coordenação motora, da resistência física, do tônus e da força muscular, além do relaxamento e da correção postural.

“O Water Pilates pode ser usado em reabilitação e tratamento de várias patologias, como fibromialgia, artrose, artrite, esclerose múltipla, mal de Parkinson, escoliose etc”, informa. De acordo com Marcela Batistuta, as contra-indicações para o método são: pessoas que sofrem com dor aguda, hipertensão descontrolada, tímpano perfurado, ou que estejam passando por radioterapia.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

2 thoughts on “Pilates debaixo d’água é uma das novidades para o verão”

  1. Pilates na água é tudo de bom, já trabalho com o metódo a tempos , e os resultados são excelentes.
    Adriane Sena – Uberlândia – MG

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>