[Almanaque] Pilates

[Almanaque] Pilates  

A Madonna faz. O Brad Pitt faz. A Julia Roberts faz. A blogueira Rosana Hermann faz. E agora até a Deborah Secco entrou na onda.

O método de condicionamento físico Pilates parecia ser mais uma hype dos famosos que sumiria mais rápido do que coxinha em festa da agência. Mas o tempo passou e o Pilates ficou, provando seus benefícios e eficiência.

O alemão Joseph Pilates (1880 – 1967) sofria com diversos problemas de saúde, que fizeram com que ele praticasse vários esportes, além de estudar anatomia e fisiologia para melhorar seu preparo físico e qualidade de vida.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Pilates trabalhou como enfermeiro e produziu aparelhos para o fortalecimento de músculos a partir de molas de cama, elásticos e outros materiais encontrados nos campos de concentração.

Seu trabalho foi tão bem feito que seus pacientes ficaram resistentes a Influenza, que matou milhares de ingleses, e conseguiam se locomover por si mesmos, graças aos músculos fortalecidos pelo método de Pilates. No final dos anos 20, Pilates imigra para Nova York, onde abre um estúdio para ensinar as técnicas do método desenvolvido por ele.

O método Pilates consiste no equilíbrio entre mente e corpo. Para isso os exercícios devem ser feitos lentamente, em sincronia com a respiração, centralizando o esforço no abdômen – chamado de Casa de Força. As aulas de Pilates têm a duração média de uma hora e não existe um modelo padrão a ser seguido, os exercícios sofrem variações e podem ser adaptados para diferentes praticantes. Dessa maneira as aulas se tornam dinâmicas e fogem da rotina.

Entre os maiores benefícios do método está o fortalecimento dos músculos das costas, combatendo a tão comum dor nas costas, além de criar uma postura mais elegante para os adeptos. Entre outros benefícios, o Pilates melhora a capacidade cardio-respiratória e dá mais elasticidade e firmeza aos músculos.

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