Pilates, o método que revigora a alma e o corpo

Pilates, o método que revigora a alma e o corpo  

O método pilates é um perfeito e completo programa de condicionamento físico com uma grande variedade de exercícios. Muitos dos minuciosos movimentos terapêuticos que foram delineados para ajudar pessoas que estavam se recuperando de lesões podem também ser ajustados e intensificados para desafiar atletas. Isto é o que faz do pilates um método tão atrativo para o público em geral, bem como para dançarinos e atletas profissionais. É um trabalho muito versátil que se aplica a todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Joseph Pilates nasceu no ano de 1880 em Dusseldorf, na Alemanha. Desde criança sofreu de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em relação à sua saúde o levou a estudar várias formas de movimento, incluindo yoga, zen, técnicas gregas e romanas. Aos 14 anos se dedicou ao fisiculturismo chegando a posar como modelo para cartazes de anatomia. Também chegou a ser mergulhador, esquiador e ginasta.

Em 1912 ele decidiu ir para a Inglaterra onde se tornou boxeador. Neste período deflagrou-se a 1ª Guerra Mundial, onde ele e outros alemães ficaram detidos por um ano em Lancaster. Durante este tempo ele aplicou o método de ginástica por ele desenvolvido aos outros internos, que apresentaram um bom desenvolvimento muscular e se tornaram mais fortes em relação ao período anterior a este. Além disso, este grupo não foi contaminado pela epidemia de influenza (gripe) que matou milhares de pessoas. Ainda lá, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas por causa da guerra. Iniciou nesta época o desenvolvimento de máquinas que ajudaram na reabilitação destas pessoas e as quais foram os protótipos dos equipamentos usados até hoje.

Após a guerra, retornou à Alemanha para dar continuidade ao seu trabalho. Iniciou o treinamento da polícia da cidade de Flamberg. Durante este período ele conheceu Rudolf Von Laban. Laban incorporou parte da técnica de Pilates em seu método de ensino. Através de Laban, inevitavelmente os exercícios foram passados para Mary Wigman e Hanya Holm. Em 1925 Joseph foi professor de um importante membro do governo alemão que o convidou pata treinar o novo exército alemão. Neste período ele decidiu partir para a América.

Joseph Pilates, cujo nome é de origem grega, iniciou a aplicação de seu método revolucionário de condicionamento físico e mental em 1926 quando ele e sua esposa Clara imigraram. O estúdio na cidade de Nova York recebeu a atenção da comunidade de dança e a técnica Pilates tornou-se parte integral do treinamento de bailarinos.

Corredores podem se beneficiar da técnica, pois as aulas contemplam fortalecimento muscular e alongamento, com enfoque em grupos musculares mais requisitados na corrida. Vale ressaltar que o fator prevenção também se faz necessário, principalmente no que se diz respeito a lesões provocadas por esportes.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>