Pilates Comprovado

Depois que o corpo experimenta os efeitos do método Pilates, fica difícil deixá-lo parado. Os benefícios são inúmeros e não existe restrição para praticá-lo. Qualquer pessoa pode fazer e é indicado para tratamento de dores agudas e crônicas, alterações posturais, condicionamento físico, atividade e lazer, auxiliar no tratamento de obesidade, terceira idade, gestantes, etc.

Quando Joseph Pilates disse que todos deveriam praticar o método, ele tinha razão.

Pensando nisso, acrescentei no Pilates minha experiência de RPG (reeducação Postural Global). Antes dos meus pacientes iniciarem a prática do Pilates, faço uma avaliação postural e fotos para posteriormente verificar quais foram às modificações do corpo e os benefícios que teve com essa associação.

As fotos demonstradas a seguir, são fotos de uma pessoa que pratica Pilates (2x semana) desde o mês de fevereiro de 2007 conforme sua primeira reavaliação que foi feita em junho do mesmo ano, como registrado nas fotos.

Pilates Comprovado 

Quando me procurou o seu objetivo principal era o ganho de massa muscular porque estava realizando uma dieta (reeducação alimentar) com acompanhamento médico e perdendo muito peso. Também referia dor na região lombar e problemas com a sua postura.

Pilates Comprovado

Observando as fotos percebe-se que além de uma definição muscular (com perda de medidas), o corpo está alinhado, principalmente nos ombros e na coluna. A impressão que se tem é que ele aumentou alguns centímetros. Através dos exercícios de alongamento e do fortalecimento sua coluna teve mais sustentação, diminuindo o aspecto de achatamento da coluna (corcunda) assumindo simetria. As queixas de dor que eram constantes desapareceram.

Pilates Comprovado 

O conceito Pilates está em buscar a felicidade através da harmonia corporal e esse equilíbrio não é uma receita pronta ou seqüências de exercícios montadas em cursinhos de final de semana. Cada pessoa deve ser vista de forma individualizada pelo instrutor, priorizando atingir os objetivos e as necessidades de cada um.

Você é tão jovem quanto à flexibilidade da sua coluna”. (Joseph Pilates)

Autora: Fisioterapeuta Andréia Chiavini – Pós Graduanda em Fisiologia do Exercício pela UGF – RJ.  Especializado em Reeducação Postural Gobal (RPG) e Pilates

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text