Quais são os benefícios proporcionados pela prática de Pilates?

pilates_beneficios  

Os exercícios de Pilates aumentam a sua flexibilidade, promovem o delineamento muscular e o fortalecimento da musculatura estática, que é responsável pela manutenção da nossa postura, devido à ênfase dada aos exercícios isométricos, além de modelar o abdômen.

Trabalha o realinhamento postural, promove a consciência corporal, desenvolve a coordenação motora, a concentração, a respiração, além do aspecto lúdico dos exercícios.

Outra forma de ver a prática de Pilates é como complementação a sua prática de esporte principal, potencializando seu desempenho.

Este conjunto de benefícios é alcançado devido aos princípios estabelecidos por Joseph Hubertus Pilates em 1920. Os resultados não demoram a aparecer, em média 30 sessões, você sentirá as modificações em seu corpo de maneira equilibrada definindo todos os músculos por igual.

Nas capitais, as grandes Clínicas Ortopédicas utilizam Pilates como um diferencial no tratamento cinesioterapêutico, substituindo os exercícios clássicos da fisioterapia ou mesmo agregando valores através da mesma série de exercícios.

- É comum ouvir a seguinte constatação entre as pessoas que por algum motivo tiveram que realizar várias sessões de Fisioterapia: “Puxa sempre faço a mesma série de exercícios.”

O Pilates agregado a outras técnicas Fisioterapêuticas veio para mudar esta realidade. Afinal, o mercado de hoje está cada vez mais exigente as pessoas procuram um diferencial e uma personalização na prestação de serviços.

Esse é um assunto que merece um post especial em breve, agora vamos voltar aos benefícios conquistados pela prática de Pilates.

Os exercícios de pilates podem contribuir para a diminuição e eliminação das dores na coluna devido à importância dada ao alinhamento, simetria corporal e contração isométrica da musculatura abdominal durante a prática.

Em alguns casos o melhor tratamento será a Terapia Manual, e/ou uma convergência de técnicas para uma cura definitiva e efetiva, vale ressaltar aqui a importância da interdisciplinaridade e do bom relacionamento entre Fisioterapeutas e Médicos, em especial os Ortopedistas.

A prática de Pilates através dos seus princípios evita as compensações que tencionam as compressões de disco, a hérnia pode ser tratada caso seja de grau leve, ajuda a aliviar pinçamentos, o popular bico de papagaio. E ainda estimula a circulação nas regiões com problemas.

O método Pilates tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, lesões desportivas, D.O.R.T.s de pós-cirurgias, pré e pós-parto, Reumatismo, Osteoporose, Parkson dentre outras doenças que seja indicado como tratamento a cinesioterapia.

- Quero deixar claro que o método Pilates quando utilizado no tratamento das patologias citadas acima é mais um recurso, no restabelecimento da saúde e não uma solução para tudo. As pessoas que procuram Pilates para reabilitação física terão em seu tratamento exercícios adequados a sua patologia.

E mesmo as pessoas saudáveis que estão à procura de uma atividade física merecem ter um programa de exercícios individualizados, baseado nos seus interesses pessoais em trabalhar certas regiões específicas do seu corpo.

Além disso, o Instrutor deve ficar atento às características físicas e o perfil psicológico da pessoa que iniciará a prática de Pilates.

Pilates é sinônimo de qualidade vida!

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Cursos de Pilates Brasil

3 thoughts on “Quais são os benefícios proporcionados pela prática de Pilates?”

  1. olá, tenho bico de papagaio e quero fazer pilates, tem problema? se posso, o que tenho que trabalhar dentro do pilates?
    obrigado pela atenção

    Alexandre

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>