Os benefícios dos exercícios de Pilates

Warrior2 

Ocupando o corpo física e mentalmente, este responde trabalhando como um organismo mais eficiente. Um piioneiro desta idéia, Joseph H. Pilates disse, “De uma forma geral, os nossos músculos devem obedecer à nossa vontade. De uma forma razoável, nossa vontade não deveria ser denominada pelas ações reflexas de nossos músculos… A “Contrologia”começa com a vontade da mente dominando os músculos”. Este diálogo agora tem um “motor, um fio condutor de comunicação que fará com que muitos dos processos do corpo trabalhem de forma menos problemática e mais efetiva para o seu bem-estar.

Além disso, as pessoas que estão fisicamente em forma geralmente são mais equilibrada e mais capazes de lidar com o estresse. O cérebro envia mensagens através da medula e dos nervos para várias partes do corpo para que uma pessoa possa correr, andar e nadar. Há um diálogo e um relacionamento constante que o cérebro deve manter com o corpo para que sejamos capazes de suar quando está muito calor, levar o oxigênio até as células dos músculos, transformar alimento em energia para alimentar as células.

Se você ou algum membro da sua familia tem qualquer das doenças mencionadas a seguir, exercitar-se regularmente traz excelente benefícios:

Doenças cardíacas e derrame cerebral

As atividades fisicas podem diminuir pela metade o risco de doenças cardíacas ou de um derrame cerebral. Exercitar-se ajuda a reduzir o risco destas doenças vasculares porque diminui a pressão sangüinea, aumenta o nível de proteção do colesterol HDL, o “bom”colesterol, reduz o risco de coágulos sangüineos, diabetes e aumento de peso. As pessoas que mantém um estilo de vida ativo tendem a permanecer saudáveis.

Câncer – Os exercícios reduzem o risco de câncer no cólon, uma das principais causas de morte por câncer entre homens e mulheres. Em animais, os exercícios protegem contra o câncer da mama. Pesquisando as causas das mortes de mais de 17.000 estudantes de Harvard, o Dr. Ralph Paffenbarger Jr. descobriu que os homens que se exercitam em um nível moderado ou médio apresentam de 25 a 50 por cento menos casos de câncer do cólon do que homens com uma vida menos ativa. Acredita-se que o principal benefício dos exercícios para o cólon seja a maior velocidade com que o corpo elimina qualquer substância que possa causar câncer e que passam pelo cólon de pessoas fisicamente ativas.

A Dra. Rose Firsch, da Escola de Saúde Pública de Harvard, descobriu que entre quase 5.400 mulheres alunas daquela faculdade, as que eram atletas ou treinavam regularmente corriam a metade do risco de desenvolver c^ncer da mama mais tarde do que as que não treinavam também tinham taxas altas de c^ncer no útero, ovário, cérvice e vagina. Os exercícios podem ajudar no combate dos agentes cancerígenos em mulheres porque eles reduzem a exposição ao estrgênio durante a vida, o que pode estimular o crescimento de células nos seios e nos órgãos reprodutores.

Osteoporose - Os exercícios, em qualquer idada, podem aumentar a densidade dos ossos e reduzir os riscos de fraturas. Cada dia surgem mais provas de que os exercícios não precisam ser feitos com pesos para aumentar a densidade dos ossos. Os exercícios de resistência, como pedalar, e os movimentos aeróbicos na água também podem ajudar. Pessoas mais velhas que se tornam ativas também melhoram seu equilíbrio, sua força, coordenação e flexibilidade, o que ajuda a prevenir quedas, que podem resultar em fraturas debilitantes. Os ossos são um tecido fluído que se quebra e se renova constantemente.Para favorecer a renovação e diminuir as chances de quebra, os músculos ligados aos ossos precisam ser contraídos e fortalecidos. Isto produz piezeletricidade, uma força que resulta na precipitação do osso nos pontos de esforço. A menos que os ossos sejam repetidamente sujeitos ao esforço, o processo de quebra supera a renovação e os ossos tornam-se gradativamente porosos e mais fracos. O Método Pilates® pode ajudar a prevenir ossos quebradiços em pessoas idosas.

Diabetes – Pessoas idosas que são fisicamente ativas têm menos tendência a desenvolver diabetes do que as pessoas sedentárias.

Peso - O Método Pilates® ajuda a manter um peso corporal normal ou, quando combinado com uma redução moderada de ingestão de calorias, permite reduçAo de peso. E, o que é mais importante, os exercícios ajudam as pessoas a perderem gorduras e a ganharem músculos porque o tecido muscular queima mais calorias do que a gordura. Mesmo entre pessoas de peso normal, os exercícios podem equilibrar a perda de tecido muscular delgado relacionado ao envelhecimento e a acumulação de gordura no corpo, especialmente a acumulação de gordura abdominal prejudicial ao coração.

Imunidade - Os exercícios Pilates aumentam a circulação das células com anticorpos que combatem as infecções e os tumores. As pessoas em forma física contraem menos resfriados e outras infecções respiratórias do que pessoas que não estão em forma.

Artrite - Quase todo o mundo com mais de 65 anos têm alguns sintomas de artrite. Os estudos sugerem que exeercícios moderados praticados com alongamento, podem reduzir a dor da artrite e a necessidade de medicamentos. O Pilates ajuda a aliviar a artrite e a ciática.

Depressão – Há muito tempo se sabe que os exercícios ajudam as pessoas a superarem a depressão clínica. Um outro benefício dos exercícios é a experiência de sentimentos positivos.

Memória - Mesmo períodos curtos de exercícios podem resultar em uma melhora de adultos mais velhos. Os exercícios também podem levar a um pensamento mais claro e a uma reação mais rápida, ajudando a acelerar a transmissão das mensagens pelos nervos.

Sono – Um estudo feito pelos pesquisadores das universidades de Stanford e de Emory mostrou que em adultos mais velhos que levavam uma vida inicialmente sedentária, os exercícios regulares tais como uma caminhada puxada, melhoravam a qualidade do sono e diminuiam o tempo que eles levavam par começar a dormir. Após varias semanas a disposição aumentou, as atividades exigiam menos energia e eles dormiam melhor à noite.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

14 thoughts on “Os benefícios dos exercícios de Pilates”

  1. Tenho uma filha de 11 anos, e gostaria de saber se o pilates ajuda no crescimento e se ela pode estar praticando.

    No aguardo de resposta

    Obrigada

  2. Olá!

    Tenho uma filha com 16 anos , ela mede 1.70. Quer ser modelo mas precisa de mais altura. Gostaria de saber se com essa idade ela poderá ainda crescer e que exercícios poderiam estar ajudando para isso.

    Agradeço a atenção e aguardo contat

    ATT

    Dione

  3. Oi , tudo bem ?
    Tenho 13 anos , 1.57 e gostaria de saber se a pratica deste exercicio auxiliaria em meu crescimento.

    Aguardo a resposta.
    Atenciosamente,

    Larissa

  4. Oi, eu tenho 15 anos egostaria de esaber quanto eu cresceria e se cresceria fazendo pilates. obrigada.

  5. Boa tarde!
    Gostaria de saber se Pilates, é bom para depressão e fibromialgia
    dores persistente por todo o corpo inclusive enxaqueca,perda de memória, falta de concentração, dificuldade de aprendizado, insônia, desânimo, desgaste físico e mental.

    Desde já Agradeço!!!

    Mônica Souza.

  6. Oi, tenho 14 anos e gostaria de saber se cresceria se fizesse pilates!
    aguardo resposta

  7. minha filha tem 17 anos mede 1,53 ela ainda pode crecer qual exercicio endicado?
    aguardo resposta.

  8. olá tudo bem?
    eu tinha uma professora onde eu fazia tai chin me falou que eu era muito velha para fazer pilates. tenho 55 anos posso fazer essa modalidade?

  9. Bom dia tenho 35 anos e nunca fiz exercício físico.Além disso sou fumante a mais de 15 anos, e tenho síndrome do pânico desde 2006.Hoje me sinto com a memoria fraca, muita preguiça, depressão, sem vontade sair de casa, sem vaidade e sem vontade de ter uma vida sexual com meu marido.Tenho vontade de fazer pilates.Vc acha esse exercício o mais indicado para mim?Obrigada, Tinha

  10. Crianças não só podem como devem praticar o pilates. É excelente para coordenação motora, condicionamento físico, melhora a respiração,entre outros benefícios. Sou fisioterapeuta, trabalho há 4 anos com pilates, e super recomendo para crianças, idosos, adolescentes, sedentários…

  11. Gostaria de saber q fazer pilates só duas vezes por semana tenho resultado, e também q eu preciso fazer algumas atividades aerobicos p perder peso tenho 1.50 mt e peso 55 k.Obrigada

  12. Olá, Angélica!

    Praticando o Pilates duas vezes na semana você terá resultado. Segundo estudos, você começa a perceber os resultados a partir da 10ª aula. Através do Pilates você conseguirá ganhar alongamento, mobilidade e tônus muscular, além de melhorar a sua postura e diminuir o estresse. E para perder peso será necessário fazer alguma atividade aeróbica como caminhada ou corrida. A combinação do Pilates com a atividade aeróbica é perfeita para quem quer perder peso, melhorar a postura e definir a musculatura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>