Será que o Pilates é mais uma moda que vai passar?

pilates_vai_passar 

Responder a esta pergunta com profundidade demanda compreender a história do Método Pilates e o que o Pilates representa para o mundo neste momento.

O Método Pilates existe há cerca de 80 anos, mas se tornou amplamente conhecido nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, quando adquiriu forte respaldo do meio médico e científico pelos seus resultados.
Será que o Pilates é mais uma moda que vai passar?

A divulgação do Pilates foi feita ao longo dos anos essencialmente através do boca a boca de quem teve sucesso praticando, e como reconhecimento dos resultados do trabalho pela imprensa, interessada em um método que conquista um número exponencialmente crescente de adeptos em todo o mundo – o treinamento em Pilates nos EUA cresceu 602% entre 2000  e 2006. Assim, a demanda gerada pelo Pilates não foi criada via marketing, não se trata de um boom impulsionado pela mídia. Não houve nenhuma grande empresa ou grandes investimentos de publicidade para tornar o Pilates conhecido como o é hoje. O caminho é justamente o contrário: à medida que o conhecimento sobre Pilates cresceu entre profissionais e amadores, atraiu a atenção da mídia.

Vivemos um momento de grande aumento na expectativa de vida das pessoas combinado com a busca por permanecer com qualidade de vida e saúde ao longo dos anos. Os analistas internacionais da área de saúde chamam este momento de “Active Aging”, em que a atividade física é um elemento fundamental para a conquista da saúde, e que métodos alternativos à musculação e aeróbica provêem para o bem estar que se busca.

Quando analisamos este panorama em relação ao histórico de Pilates percebemos uma “coincidência histórica” inquestionável. Há uma sincronia muito grande entre o crescimento do “Active Aging” e a explosão do Pilates de forma globalizada.

Será simples coincidência? Será o Pilates simplesmente moda?

A resposta nos parece muito clara, não há como falar em moda quando nos referimos ao Pilates, e sim de uma metodologia revolucionária que provê o que a humanidade busca em dado grau, e que  seguirá crescendo por muitos e muitos anos.

Esta conclusão nos conduz a uma outra pergunta:

Como planejar os investimentos no Pilates a longo prazo se queremos eleger o Pilates como carreira ou negócio?
 
Esta pergunta é valida tanto para o profissional da área de movimento ou de saúde, que vislumbra no Pilates o caminho para o seu futuro, como para o empresário, seja de pequeno, médio ou grande porte que quer investir em um negócio da área do Fitness e/ou do Bem-estar.

A grande problemática em torno desta questão se faz presente para quem enxerga o método como uma oportunidade para obtenção de resultados imediatos, o que tem ocorrido com freqüência nos últimos anos – e traz um fator de grande risco que poderá levar o Pilates ao descrédito.
Um planejamento que visa essencialmente o resultado em curto prazo, leva à busca de cursos de formação de curta duração com pouco embasamento e escolha dos equipamentos baseando-se em preço em detrimento de qualidade e durabilidade.

Apostando na valorização constante do bem-estar e da busca pelo envelhecimento com saúde e dinamismo, a análise dos investimentos no Pilates que dará bons frutos precisa considerar uma linha de tempo de 10-15 ou 20 anos. Neste sentido, a longevidade da atividade com qualidade e reconhecimento do público estará baseada em investimentos em uma formação sólida, continuada e internacionalmente reconhecida, e em equipamentos que durarão por toda a vida, e um ótimo preço de revenda no mercado de usados no caso de substituição.

Acreditamos que profissionais e empresários inteligentes e competentes que desejam um retorno sólido e durável de verba e tempo investidos saberão a importância do planejamento que pense além do curto prazo e terão um retorno contínuo e crescente com o Pilates.

CADASTRE-SE

PUBLICIDADE

Alternative text

One thought on “Será que o Pilates é mais uma moda que vai passar?”

  1. PARA AQUELE QUE AINDA NÃO SE DECIDIU FAZER PILATES, ESSA É A HORA. NÃO POSSUI EXERCICIO FÍSICO MELHOR E QUE TONIFIQUE A MUSCULARTURA E ALMENTA A RESISTÊNCIA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>